Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Setembro de 2010 às 18:27

    Imprimir


O consumo de gás no país vem atingindo níveis recordes, baseado na expansão econômica e no maior acionamento de usinas termelétricas, para poupar os reservatórios do país no período de seca. Até o dia 14, o país vem demandando 77,6 milhões de metros cúbicos/dia, em média, 70% a mais do que os 45,6 milhões de metros cúbicos observados em igual período no ano passado.

No último dia 9, o consumo total de gás no país foi o maior da história somou 83,9 milhões de metros cúbicos,

Em setembro de 2008, antes do agravamento da crise, consumia-se, em média, 59,3 milhões de metros cúbicos por dia.

Os dados foram apresentados pela diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, na Rio OIl & Gas. Ela garantiu que a explosão do consumo não assusta, e que o país tem condição de suprir o crescimento da demanda, que segundo a executiva, deve permanecer no ano que vem.

O chamado consumo não térmico, que abrange basicamente indústrias, comércio e residências, excluindo as térmicas, tem média diária de 38,9 milhões de metros cúbicos em setembro, ante 36,9 milhões de metros cúbicos/dia registrados em igual período em 2008, patamar recorde anterior. Em setembro de 2009, o consumo não térmico teve média de 34,2 milhões de metros cúbicos/dia.

O consumo das termelétricas também atinge nível jamais observado anteriormente. Em setembro, a média diária chega a 29,9 milhões de metros cúbicos dia, suficientes para gerar pouco mais de 6 mil MW (megawatts) diários.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/115398/visualizar/