Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 07:42

    Imprimir


O grupo Estado Islâmico do Iraque, liderado pela Al Qaeda, assumiu nesta sexta-feira (20) a autoria do atentado realizado na última terça-feira contra um centro de alistamento em Bagdá, no qual morreram 48 recrutas do Exército iraquiano.

Em comunicado publicado em uma das páginas da internet utilizadas habitualmente pelo grupo, os terroristas afirmam que, com o ataque, tiveram "uma nova conquista".

"O último atentado foi cometido por um heroi que detonou um cinto carregado de explosivos contra alguns xiitas", explica a nota.

Neste ataque, um dos mais sangrentos deste ano, morreram 48 pessoas, enquanto outras 127 ficaram feridas, segundo o Ministério do Interior iraquiano.

O terrorista suicida detonou o cinto entre centenas de jovens que esperavam turno para alistamento nas Forças Armadas, no centro de Bagdá.

"O homem saltou as barreiras de segurança e invadiu um dos quartéis de operações do Exército, que pertence ao Ministério da Defesa", acrescenta o comunicado.

Esta reivindicação acontece um dia depois que as últimas tropas de combate dos Estados Unidos saíram do Iraque, onde permanecerão 50 mil soldados americanos para trabalhos de estabilidade, assessoria, capacitação e apoio às Forças de Segurança iraquianas.

Nos últimos meses houve um aumento da violência, que causou um grande aumento do número de vítimas mortais em julho, quando foram registradas 535 mortes, em comparação com as 284 de junho.

O Estado Islâmico do Iraque reivindicou no último ano vários ataques, a fim de passar uma mensagem sobre sua força.

Em 29 de julho, o grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado com carro-bomba contra a sede do canal de televisão "Al Arabiya", em Bagdá, que causou pelo menos quatro mortes e deixando 20 feridos.

Também assumiu a autoria de dois dos atentados contra os Conselhos de Salvação (entidades governistas), que no último dia 18 de julho causaram 47 mortes em duas localidades a oeste da capital. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118234/visualizar/