Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 07:02

    Imprimir


Proprietários de represas foram obrigados pela Justiça nesta quinta-feira (19) a ceder água para a população de Alta Floresta (821 km de Cuiabá). A cidade está com falta de água desde que o rio Taxidermista I secou e os donos de represas se negavam a liberar água.

Para assegurar o fornecimento de água, a Promotoria de Justiça da cidade entrou com ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra proprietários de uma das represas que se negavam a autorizar a entrada de técnicos na propriedade para a instalação de uma bomba d"água.

Segundo o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, a água já começou a ser captada e enviada para tratamento e distribuição à população. "Existem represas e os proprietários serão chamados a ceder a água para atender à população. Caso se neguem outras ações poderão ser ajuizadas para que a cidade não fique desabastecida", disse Vacchiano.

Técnicos da concessionária responsável pelo abastecimento estão no município há aproximadamente duas semanas tentando encontrar uma solução para o problema. Várias propriedades foram visitadas para tentar descobrir o que ocasionou a gradativa diminuição da vazão do rio. A concessionária também começou a canalizar o rio Taxidermista II, mas ele tem capacidade para atender apenas 50% da demanda de água.

Uma das causas da falta de água pode estar relacionada às várias propriedades da microbacia Mariana onde está o rio Taxidermista I e a agressão ambiental nas matas ciliares.

A Promotoria de Justiça tenta, há dois anos, acordo com os proprietários das áreas para implantação de Termos de Ajustamento de Conduta para recuperar as áreas de preservação permanente na medida que são elas que garantem a existência da água.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118239/visualizar/