Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 18 de Agosto de 2013 às 15:19
Por: LAÍSE LUCATELLI

    Imprimir


A expectativa de que o juiz federal Julier Sebastião da Silva (PT) abandone a toga e ingresse na política tem despertado o interesse no meio político, e pelo menos seis partidos já cortejaram o magistrado para que ele se filie – PT, PMDB, PR, PC do B, PSC e PV. 


 
Com bom traquejo político e demonstrando abertura ao diálogo, Julier vem costurando apoio ao seu projeto eleitoral entre diversos líderes e partidos, principalmente os que compõem a base do Governo de Silval Barbosa (PMDB). 


 
Caso decida ser candidato nas eleições de 2014, Julier terá que pedir exoneração do cargo e se filiar a um partido político até o final de março do próximo ano.


 
O primeiro da fila é o PT, que já trabalha, em seus atos e reuniões, o nome de Julier como pré-candidato da sigla ao Governo do Estado. 


 
O juiz já militou no partido na juventude e ainda mantém uma boa relação com os petistas. Seu nome já foi avalizado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que elogiou a trajetória de luta social do magistrado e seu histórico de juiz combativo.


 
“Ao PT, interessa tê-lo como candidato. Mas não somente como candidato do PT, e sim do arco de alianças da presidenta Dilma Rousseff (PT). É preciso uma aliança forte que dê sustentação à candidatura dele”, afirmou o ex-vereador Lúdio Cabral, em entrevista recente ao MidiaNews.


 
Os planos do PT são lançar Julier como candidato a governador, caso ele escolha ingressar no partido. 


 
O projeto de candidatura própria ganhou tanta força dentro do partido que até mesmo selou a união entre o grupo que comanda o PT hoje e o grupo do deputado estadual Ademir Brunetto, que estavam brigando, até alguns dias atrás. 


 
Líderes do PMDB, como o presidente da sigla e deputado federal Carlos Bezerra, e o governador Silval Barbosa, também já tiveram diálogos com Julier sobre a possibilidade de filiação. O partido, que é aliado do PT em níveis nacional e estadual, vê em Julier um nome de peso para se lançar como sucessor de Silval. 


 
No caso do PR, a filiação do juiz ainda não é consenso entre os membros do partido. O deputado estadual Mauro Savi fez sondagens ao juiz, mas líderes como o senador Blairo Maggi (PR) já se manifestaram contra o convite. 


 
Caso as negociações com o magistrado avancem e ele se filie ao PR, ainda será debatido se é mais vantajoso para o partido lançá-lo como candidato a governador ou a senador. 


 
"Nanicos"


 
O PC do B oficializou o convite a Julier no sábado passado (10), em um café da manhã em uma padaria de Cuiabá, com a presença de um representante do diretório nacional, Augusto Madeira, que é presidente no Distrito Federal. A sigla quer lançá-lo na disputa majoritária, seja para o Senado ou o Governo.


 
“Sabemos que é preciso estrutura partidária e financeira para uma campanha majoritária. No caso de o juiz Julier se filiar ao PC do B, a candidatura dele será tratada como prioritária pelo partido em nível nacional, e nós teremos a estrutura nacional do PC do B à disposição dele”, afirmou o presidente estadual do PC do B, Aislan Galvão. 


 
O PSC também convidou o magistrado com vistas a lançá-lo ao governo. “Existe interesse em termos candidato ao governo, uma vez que teremos o Everaldo Pereira como candidato a presidente da República. Já conversamos com o juiz Julier sobre a possibilidade de filiação e estamos de portas abertas para ele”, afirmouo secretário-geral da sigla, Valdinei Iori.


 
O PV foi outra agremiação que já sondou o magistrado. O projeto também é lançar a candidatura de Julier a governador, para dar palanque ao candidato a presidente do PV à Presidência da República, Fernando Gabeira.


 
“O PV sempre defendeu uma política limpa e Julier tem esse perfil. Precisamos de pessoas comprometidas com esse novo tempo que vemos ruas, e ele já teve militância política e uma atuação social forte. O juiz Julier com certeza é uma opção importante na disputa”, disse o secretário nacional do partido Aluizio Leite.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/11969/visualizar/