Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Julho de 2010 às 17:56

    Imprimir


Considerada a única orquestra estruturada de flauta doce do mundo, a Orquestra de Flautas Meninos do Pantanal, foi tema de um artigo da coordenadora Pedagógica da Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Sílvia Stering, publicado na revista científica Aleph. "Ritmos e tons das ações instituintes da educação popular: Um olhar fenomenológico da Orquestra de Flautas Meninos do Pantanal, de Cuiabá/MT" faz uma análise da prática de projetos culturais que se baseiam na transmissão aberta e contínua de aprendizado.

No artigo, Stering defende as teses do movimento instituinte e da educação popular. A primeira valoriza o processo de realização da atividade, ao invés de enfatizar a finalização dos projetos. Já a segunda destaca a construção da cultura popular através de um "sistema aberto de ensino e aprendizagem", ou seja, é baseada na vivência social dos envolvidos no projetos e estimula a participação de todos.

Para a pedagoga ambas teses percorrem caminhos em comum dentro do projeto da Orquestra de Flautas Meninos do Pantanal, já que nele as ações são elaboradas, exercitadas e dirigidas pelos participantes levando em consideração interesses em comum e negociando as diferenças. Ela revela ainda que o trabalho de análise do projeto para elaboração do artigo surgiu do seu desejo "vivenciar uma sociedade mais justa e igualitária".

Sílvia Stering atua como conselheira da Central Única de Favelas (CUFA). Atualmente a pedagoga trabalha na produção de um livro, para a editora "Tanta Tinta", com foco nas "políticas da cor" a partir do projeto "Pichain" desenvolvido pela CUFA. O projeto, focado na mulher negra, tem o objetivo de evidenciar a potencialidade e a capacidade da mulher negra através da valorização e inclusão no mundo da moda.

Orquestra de Flautas Meninos do Pantanal

Criada em 1998, por iniciativa do maestro Gilberto Mendes, pais e alunos de projetos extracurriculares, a orquestra atualmente é conhecida como Orquestra de Flautas do Instituto Cultural Flauta Mágica, uma organização não-governamental, com sede no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá - Mato Grosso.

O projeto do Instituto Cultural Flauta Mágica promove ações de educação e cultura como instrumentos de combate a exclusão social. As crianças envolvidas são membros de famílias carentes com renda, em média, que não ultrapassa dois salários mínimos. Atualmente, o Instituto oferece atividades de canto, coral e balé, além do estudo referente à flauta doce.

Revista Aleph

Tendo como editora responsável a professora doutora, Célia Linhares, a Revista Aleph é uma publicação eletrônica produzida pelo Programa de Pesquisa, Aprendizagem/Ensino e Extensão em Formação dos Profissionais da Educação. A publicação faz parte do projeto de pesquisa Experiências Instituintes em Escolas Públicas e Formação de Professores: Pontes com Múltiplas Mãos, financiado pelo CNPq e realizado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

A integra do artigo "Ritmos e tons das ações instituintes da educação popular: Um olhar fenomenológico da Orquestra de Flautas Meninos do Pantanal, de Cuiabá/MT" pode ser conferida no endereço eletrônico - http://www.uff.br/revistaleph/ - no link Dossiê Temático.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/123728/visualizar/