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Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Julho de 2010 às 17:07

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Alunos exibem método apostilado implantado na rede municipal para melhor ensino público da cidade
Alunos exibem método apostilado implantado na rede municipal para melhor ensino público da cidade

A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano de 2009, feito pelo Ministério da Educação em Brasília, coloca o município de Nova Marilândia em primeiro lugar no Estado de Mato Grosso. O município praticamente atingiu no ano passado o índice previsto para 2021, que é de 6,5, quase que antecipando em 10 anos a meta projetada pelo índice. De acordo com o IDEB divulgado, a cidade chegou a 6,4 no ano anterior.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos, o que coloca a cidade em posição privilegiada aos demais municípios do estado, inclusive com quantidade de recursos superior a de Nova Marilândia.

O prefeito municipal, Juvenal Alexandre, destacou que o índice alcançado reflete o grau de avanço obtido ao longo dos anos na política de ensino municipal, bem como da responsabilidade e do compromisso de toda a classe envolvida no sistema de ensino da cidade, destacando o sistema apostilado da Expoente que foi implantado visando justamente melhorar o ensino dos anos iniciais e finais da rede pública municipal de ensino. Ele destacou ainda a capacitação dos profissionais como fator preponderante para alcançar resultados positivos no ensino/aprendizado. “Nossa preocupação sempre foi de oferecer o melhor ensino para os alunos que frequentam a rede municipal da cidade e graças ao empenho da titular da pasta, professores e demais profissionais o IDEB aponta que avançamos e estamos à frente de muitos municípios” destacou.

O Chefe do Executivo municipal fez questão de elogiar sua equipe na área educacional, dirigida pela titular Maria de Lourdes Dalfior de Oliveira e a Diretora da Escola Municipal “Criança Esperança” Marinalva Ferreira, além de professores, coordenadores e assessores, que buscam concretizar o planejamento pedagógico delineado a fim de que os alunos de fato aprendam e possam estar preparados para enfrentar o mundo em igualdade de condições com outros que possuem o privilégio de freqüentar escolas particulares tidas como melhor ensino. Para ele, os números comprovam que é possível com vontade política, envolvimento e compromisso oferecer qualidade de ensino também na escola pública. “Basta ter vontade e focar em um futuro melhor para as centenas de crianças que freqüentam o ensino público municipal” ressaltou Alexandre.

O mandatário lembrou ainda que mesmo diante de uma quantidade de recursos infinitamente menor que muitos municípios grandes do estado, sua equipe conseguiu transpor as barreiras, vencendo dificuldades e garantir um ensino de qualidade, mas que ao mesmo tempo os números aumentam a responsabilidade de todos os envolvidos, ou seja, gestores e profissionais de avançar ainda mais e manter a qualidade alcançada. “A nossa responsabilidade aumenta na medida em que passamos a ser exemplo, e reflete no dia-a-dia de nossos estudantes, de modo que nos manteremos vigilantes para continuar crescendo” finalizou ele.

O município com melhor índice educacional do estado vive a mais de 08 anos um crescimento econômico que provocou uma mudança repentina na qualidade de vida dos moradores, que experimenta um novo momento econômico e social ocasionado pela atividade da avicultura que atingiu seu ápice com a inauguração de um frigorífico no ano passado, responsável por gerar centenas de novos postos de trabalho e aquecer a economia local e regional.






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