Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Julho de 2010 às 13:23

    Imprimir


Escola Municipal Caetano Dias, uma das municipais reformadas com a iniciativa privada
Escola Municipal Caetano Dias, uma das municipais reformadas com a iniciativa privada

Desde os primeiros meses de 2009 a atual administração vem intensificando os investimentos na área educacional do município de Nortelândia, objetivando avançar quanto à qualidade do ensino e principalmente na capacitação dos profissionais que lidam no dia-a-dia com uma das mais nobres profissões que se têm noticia no mundo, que é de professor. A nova visão educacional de governo é resultado do compromisso da classe, bem como da responsabilidade política de se construir um futuro melhor para crianças e adolescentes da escola pública, no caso especifico, da esfera municipal.

As escolas municipais que há vários anos não recebiam uma reforma completa, foram completamente remodeladas e ganharam ambientes modernos e com maior aparência de escola. Para a atual administração, o ambiente escolar precisa ser atraente para alunos e professores, e para isso buscou parceria com a iniciativa privada como a Arrossensal Agropecuária Industrial S/A (Fazenda Camargo), que garantiu a reforma das instalações físicas das Escolas Municipais “Caetano Dias” e “Júlio Praxedes” que ganharam pátio, novos pisos, pintura, forro do telhado, entre outras melhorias.

Paralelo a estes serviços visando melhorar as condições das escolas públicas, foram feitos investimentos na capacitação dos profissionais da educação, bem como em relação ao piso salarial, para 25 horas/aula da classe, que saltou dos R$ 752 para R$ 1.061 reais mensais. O piso salarial é um dos maiores da região.

O comprometimento dos profissionais para com uma educação de qualidade é outro ponto a ser elencando como um dos fatores que contribuem para o aprimoramento do ensino básico, como base para a carreira futura de um aluno.

No inicio deste ano, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso anunciou nota 9,5 para a educação da cidade, em seguida foi à vez de o município figurar na lista das 100 melhores gestões educacionais do Brasil e agora o Ministério da Educação divulgou os números relativos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todo o país, revelando que o município superou em 1,3 a meta projetada para 2009 em relação à rede municipal de ensino, que era de 4,2, mas alcançou a marca de 5,5 no nível de 1ª a 4ª série. De 5ª a 8ª a meta projetada subiu 1,5, ela era de 3,0 e de acordo com avaliação anunciada à cidade atingiu a marca de 4,5. Enquanto que em nível nacional o índice foi de 4,6 (1ª a 4ª) e de 4,0 (5ª a 8ª) e a estadual 4,9 (1ª a 4ª) e 3,6 (5ª a 8ª).

Os números revelam ainda que o município está bem à frente de outros com maior número de recursos financeiros para investir no setor e próximo de cumprir uma meta projetada para 2021, que é de 6,0. Nos anos iniciais, por exemplo, o município obteve índice 5,5, empatando com cidades como Ipiranga do Norte e Ribeirão Cascalheira e a 0,3 de Lucas do Rio Verde (5,8), 0,2 de Jauru (5,7) e Novo Mundo (5,6). Nos anos finais a cidade obteve avaliação 4,5, empatado com Porto Alegre do Norte, Água Boa, Alta Floresta, Guiratinga, Sinop, Nova Santa Helena, Rondonópolis e Novo Horizonte do Norte, ou seja, municípios com maior poder financeiro para investir no setor e está a 0,1 de Sapezal, Juara, Alto Garças, Alto Taquari e Araputanga todos com 4,6 e de Nova Mutum (4,7). Mas tanto nos anos inicias como nos finais o município de Nortelândia figura entre os 10 melhores índices do Estado de Mato Grosso.

Nos anos de 2005 o índice alcançado em relação aos níveis de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª foram de 3,4 e 2,8 respectivamente, já em 2007 os números divulgados pelo Ministério da Educação foram de 5,0 e 4,1 respectivamente. Para o ano passado a meta projetada para os dois níveis eram de 4,2 e 3,0, as mesmas foram alcançadas em número maior ao esperado pelo órgão federal.

Outro dado importante é que o Ministério da Educação havia projetado que o município precisaria atingir a meta 5,5 até o ano de 2021, mas graças à determinação de profissionais e da administração esta meta foi alcançada no ano passado e ainda mais, os alunos das escolas municipais dos anos iniciais atingiram a média 6,6 e os dos anos finais média 4,8, destacando-se entre as melhores médias por escola.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124128/visualizar/