Rebeldes talebans mataram seis policiais afegãos neste sábado, em dois ataques separados em seu bastião de Candahar, no sul do Afeganistão; e três soldados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)morreram em explosões de bombas caseiras, indicaram fontes de segurança.

Um veículo da polícia afegã explodiu ao passar sobre uma mina no distrito de Khakrez, matando três policiais na hora.

Outros dois agentes feridos faleceram mais tarde, declarou o chefe da polícia de Candahar, general Sardar Mohammed Zazai.

Em outro ataque, rebeldes que se deslocavam em uma motocicleta mataram a tiros um policial na cidade de Candahar e fugiram, indicou o subchefe da polícia local, Mohammed Sha.

Já um soldado polonês morreu após a explosão de uma bomba caseira no leste do país, anunciou a Otan, que à noite informou a morte de outro militar por uma bomba artesanal, desta vez na região sul.

Outro soldado estrangeiro morreu vítima de uma mina na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, segundo o governador da província.

Os ataques dos talebans aumentaram no decorrer do ano no Afeganistão, especialmente em Candahar, totalizando 260 vítimas fatais entre as forças da Otan, das quais 30 ocorreram na última semana.

Os rebeldes islâmicos foram acusados dos assassinatos de vários partidários do governo e de pessoas que trabalhavam para a administração do presidente Hamid Karzai, apoiada pelos Estados Unidos e por diversos países ocidentais.