Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 12 de Junho de 2010 às 07:39
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


O número de pedidos de recuperação judicial em Mato Grosso diminuiu até 73% nos primeiros 5 meses desse ano na comparação com o mesmo período de 2009. Dados da Serasa Experian mostram que foram confirmadas 10 recuperações requeridas entre janeiro a maio de 2010, contra 38 registrada em 2009. A quantidade de empresas que tiveram as recuperações judicias deferidas também diminuiu de 29 para 11. Segundo o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Hermes Martins, essa redução é consequência da melhoria na economia mato-grossense.

Conforme ele, a tendência é que o número de recuperações e de falências diminuam nos próximos anos. O levantamento ainda ponta que foram concedidas no acumulado desse ano 4 recuperações judicias. Em relação às falências, segundo a Serasa, houve estagnação nos requerimentos, que se mantiveram em apenas 2 registros de empresas que teriam de encerrar as atividades. Já as falências decretadas diminuíram de 5 para 4 na comparação com os 5 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2009, 20% de redução.

Participação - Termina hoje (12) em São Paulo o Congresso Internacional de Direito Empresarial. O evento reúne 40 das maiores autoridades da área de recuperação de empresas, do direito empresarial e concursal do Brasil e exterior. O advogado mato-grossense especialista em recuperação judicial, Euclides Ribeiro, da ERS Consultoria e Advocacia é um dos participantes.

Hoje, último dia do evento, ele ministra palestra sobre "A Crise do Campo e do Agronegócio", juntamente com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues. O também ex-ministro da Agricultura, Luis Carlos Pinto Guedes será o moderador. Ribeiro foi autor da primeira ação de recuperação judicial do agronegócio do país, o caso Agroleste de Primavera do Leste-MT, o plano de recuperação foi homologado em menos de 180 dias e a empresa conseguiu negociar R$ 9 milhões em dívidas com 150 credores, e manteve centenas de empregos diretos e indiretos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128044/visualizar/