Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Agosto de 2013 às 09:46

    Imprimir


A Câmara de Cuiabá recuou e não vai incluir os vetos do prefeito Mauro Mendes (PSB) ao “Pacotão do Transporte” na pauta de hoje (6). O presidente da mesa diretora, vereador João Emanuel (PSD), acredita que as mensagens precisam ser melhor discutidas com a sociedade antes de serem novamente remetidas ao plenário. 
 
O social-democrata afirma que vai sugerir aos demais parlamentares a realização de algumas audiências públicas para debater o assunto com a participação de representantes do Palácio Alencastro. 
 
O veto a quatro dos cinco projetos também deve ser apreciado detalhadamente pela Comissão de Transporte do Legislativo. 
 
Apesar disso, a tendência é que todos sejam derrubados. Isto porque, a sociedade civil organizada já prepara uma nova manifestação com o objetivo de pressionar os vereadores. 
 
A informação é do presidente da Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso, Kaiubi Kuhn. Segundo ele, nos próximos dias os grupos se articularão. 
 
“Vamos cobrar que eles (vereadores) permaneçam favoráveis à aprovação. Voltaremos a discutir com a prefeitura também até o prefeito entender que estes gastos não oneram os cofres públicos”. 
 
Os projetos foram aprovados por unanimidade em junho após pressão popular, em especial de organizações estudantis. Antes de decidir sobre os vetos, Mendes determinou que a Procuradoria Geral do Município fizesse uma análise criteriosa das propostas, levando em consideração, principalmente, o impacto econômico. 
 
O socialista optou, então, por vetar quatro dos cinco projetos alegando que a sanção causaria gastos que refletiriam diretamente no valor da passagem. 
 
Apenas o aumento do período de integração recebeu aval. Passou a ser de duas horas e meia. Uma hora a mais do que hoje. Já a volta dos cobradores foi parcialmente vetada. Mendes proibiu que motoristas acumulem o cargo, mas não exigiu a presença de outro profissional nos ônibus. 
 
O pagamento da tarifa por moeda corrente, o passe-livre irrestrito e a extensão deste benefício para estudantes de pós-graduação e de cursos profissionalizantes e pré-vestibulares foram vetados. 
 
A possível derrubada dos vetos deve fazer com que a base governista na Câmara se volte mais uma vez contra Mendes. Na tentativa de evitar esta situação, o secretário de Governo Fábio Garcia se reuniu com alguns vereadores no final da tarde de ontem (5) para esclarecer os motivos do veto e, consequentemente, evitar que eles sejam derrubados. 
 
Além disso, o gestor deve aproveitar a oportunidade para discutir a construção da Lei Orçamentária Anual (LDO), que deve ser encaminhada ao Legislativo até setembro. O objetivo é estreitar a relação do Executivo com o Legislativo para facilitar a tramitação de projetos. 
 
Fábio contará com o apoio do líder do prefeito na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira (PTB). Ele defende que a mesa diretora segure as mensagens até que seja concluída a auditoria que está sendo realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) na planilha do transporte. A expectativa é que a análise termine em 15 dias. (KA) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13119/visualizar/