Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 10:20
Por: Patrícia Sanches e Marcia Mato

    Imprimir


A perícia nos caminhões e máquinas comprados pelo Estado começou a ser realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Administração Pública nesta quarta (19). Dois peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), juntamente com o delegado Gianmarco Paccola Capoani e um investigador de polícia, foram para região Noroeste para dar início às análises. O objetivo é verificar se os veículos estão com os itens previstos nos editais dos pregões, ou se houve algum tipo de troca. Nesta primeira etapa vão ser vistoriados veículos que estão em 11 municípios. O trabalho terá duração de cinco dias.

A visita dos peritos aos municípios acontece após o procurador-geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho, solicitar ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, que a decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, que havia determinado que todo o maquinário fosse trazido a Cuiabá para a inspeção, fosse anulada. Alegando prejuízos aos municípios, já que haveria atraso nas obras, Dorgival obteve vitória.

Nesta quarta (19) os trabalhos foram realizados em Tangará da Serra. Os agentes da Polícia Civil fotografaram todos os veículos. Foram verificadas também a quantidade de máquinas e as especificações, como marca, modelo, chassi, ano, placa, cor, caçambas e potência dos motores. Além disso, os policiais conferiram dados referentes aos pneus, qualidade, marca e o modelo. Há denúncias, por exemplo, de que pneus de algumas máquinas foram trocados e não são do modelo especificado no edital.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, a ordem de verificação do maquinário foi repassada pela delegada Maria Luzia e a Sejusp estaria fornecendo suporte necessário para que as vistorias sejam feitas o mais rápido possível. Houve inclusive a disponibilização de uma aeronave para a ação. A decisão de Julier é polêmica e foi motivada pelo escândalo envolvendo a compra das 705 máquinas. 

Escândalo 

Em fevereiro o governo comprou 705 máquinas por meio de um empréstimo de R$ 241 milhões, financiado pelo BNDES. Todos os 141 municípios de Mato Grosso receberam as máquinas, mas após uma denúncia, o então governador Blairo Maggi (PR), pré-candidato ao Senado, determinou a realização de uma auditoria nos pregões realizados pelas secretarias estaduais de Administração (SAD) e Infraestrutura (Sinfra). Num levantamento parcial foi verificado um sobrepreço de R$ 36,8 milhões. Desde que a suspeita de superfaturamento se tornou pública, foram exonerados Vilceu Marchetii e Geraldo De Vitto, que comandavam a Sinfra e Sad, respectivamente.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131581/visualizar/