Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 20:38
Por: Emili Archer

    Imprimir


Entre os meses de abril a outubro o registro de focos de incêndio costuma aumentar. Por isso os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma intensificam os trabalhos de monitoramento para combater as queimadas urbanas. De acordo com o titular da pasta, Lindomar Alves, as equipes estão atentas contra todo tipo de foco. No entanto, ele ressalta que a função é apenas autuar e não apagar o fogo.

Lindomar esclarece que quando há foco de incêndio a população deve entrar em contato também com os soldados do Corpo de Bombeiros. “Evitar acidentes é um trabalho em conjunto. Os profissionais da Secretaria fiscalizam e quando necessário aplicam multa. Nos casos de fogo é função dos brigadistas porque eles têm equipamentos e veículos adequados”, disse.

Para Lindomar, o correto é que as folhas dos quintais sejam colocadas em sacos para o lixeiro levar. “Todo proprietário de imóvel deve preservar a limpeza do seu lote, e isso não quer dizer amontoar o lixo, que acaba por gerar material de fácil combustão. O correto é carpir e gradear a área”, disse.

De acordo com o gerente do Núcleo de Fiscalização Ambiental, Flávio Rodrigues Silveira, o proprietário de terreno onde for constatada a ocorrência de queimadas pode responder pela ação. “Em caso de queimada em um imóvel onde não for encontrado o autor, a responsabilidade é do proprietário que não preservou a limpeza. Neste caso a multa prevista é de R$ 380 a R$ 1.000, além de processo”, alerta.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131967/visualizar/