Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 02 de Maio de 2010 às 14:18

    Imprimir


A BP (British Petroleum) disse neste domingo que a gigantesca estrutura erguida pela companhia para conter o vazamento de petróleo no golfo do México pode estar instalada no prazo de "seis a oito dias".

Tal estrutura é uma espécie de cúpula gigante que seria colocada sobre os pontos de vazamento surgidos na plataforma operada pela BP que explodiu no último dia 20. 

O petróleo se acumularia dentro da citada cúpula para ser bombeado para fora dela, evitando assim o vazamento no mar.
 

  Eric Gay/AP  
Fauna é ameaçada pelo vazamento de petróleo que ocorre desde o dia 20 de abril, quando explodiu plataforma
Fauna é ameaçada pelo vazamento de petróleo que ocorre desde o dia 20 de abril, quando explodiu plataforma


O presidente da BP nos Estados Unidos, Lamar McKay, disse hoje em declarações à rede de televisão ABC que a estrutura já "foi fabricada" e apontou que faltam por finalizar detalhes de engenharia para mobilizá-la e instalá-la.

"Isso levará provavelmente entre seis e oito dias", afirmou McKay. Inicialmente, se tinha dito que o processo poderia se estender por até quatro semanas.

As estimativas oficiais aponta que o poço submarino que ficou aberto por causa do afundamento da plataforma verte quase 800 mil litros diários de petróleo ao mar, embora McKay tenha dito hoje que é impossível saber com certeza a magnitude do vazamento.

O executivo afirmou que a companhia está utilizando "todos" os recursos a sua disposição para tentar vedar o poço submarino.

O secretário do Interior dos EUA, Ken Salazar, disse hoje à rede de televisão americana NBC que uma "solução definitiva" para o vazamento pode demorar três meses para ser obtida.

Essa solução implica na construção de um poço alternativo por meio do qual um líquido mais pesado que o petróleo seria injetado, impedindo a saída do combustível. Até que isso aconteça, explicou Salazar, "um monte de petróleo poderia seguir fluindo".

O presidente dos EUA, Barack Obama, visita hoje o Estado da Louisiana para receber no local as últimas informações sobre o vazamento e voa para o local do vazamento no golfo do México.

 

Arte / Grupo Folha





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134174/visualizar/