Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 27 de Abril de 2010 às 13:23
Por: Rafael Sampaio

    Imprimir


Até o final deste ano, 48,4 milhões de estudantes em todo o país devem ter acesso à internet banda larga nas escolas. O número equivale a 92% da população escolar do Brasil. A previsão é da secretaria de educação a distância do MEC (Ministério da Educação).

 O secretário, Carlos Bielschowsky, esteve nesta terça-feira (27) na conferência internacional de educação e tecnologia organizada pela Unesco (órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Bielschowsky disse ao R7 que o ministério prevê que 72,8 mil colégios urbanos e rurais tenham acesso à internet rápida em 2010:

- O cabeamento vai atingir 100% das escolas urbanas, que são 64,8 mil.

Também serão instaladas antenas em cerca de 8.000 colégios rurais. Boa parte destas últimas instituições têm poucos alunos, de 20 a 30 cada. Mesmo assim é importante que elas tenham acesso à web.

As escolas rurais vão ser atendidas pelo Gesac - projeto do Ministério das Comunicações que atende comunidades onde não é possível a instalação dos cabos para o acesso à internet.

Atualmente, 45 mil escolas são beneficiadas com a tecnologia, de acordo com o MEC. O secretário diz esperar que a concessão da telefonia móvel rural tenha como contrapartida a instalação da web rápida nas escolas.

- Não existe país do mundo, em tamanho continental como o nosso, que tenha adiantado a colocação de banda larga na rede pública como nós fizemos. Sair praticamente do zero e chegar a esses 92% faz do Brasil um estudo de caso.

Primeiramente a banda larga escolar terá capacidade de um megabyte. Em dezembro de 2010, essa conexão será ampliada para dois megabytes, no mínimo, e pode ser ampliada dependendo das condições de cada Estado.




Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134737/visualizar/