Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 22 de Abril de 2010 às 12:00
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O grupo de militantes petistas ligados à senadora Serys Marly se mostra irredutível e vai defender com "unhas e dentes" a pré-candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB). A corrente que apoiou Serys durante as prévias realizadas no último domingo (18), que definiu Carlos Abicalil como pré-candidato da sigla ao Senado, não quer subir no palanque do governador Silval Barbosa (PMDB). "Não existe nenhuma decisão do PT. Só porque o grupo dele (Abicalil) está ligado ao governo não somos obrigados a apoiar o Silval. O PT é um partido democrático", enfatizou o presidente municipal da sigla Vilson Aguiar. O racha é cada vez maior e os militantes que apoiam Serys apostam na desistência da pré-candidatura de Ciro Gomes à sucessão de Lula, para que o movimento ganhe força internamente.

Caso Ciro não dispute a presidência da República, o PSB deve se aliar ao PT e os militantes de Mato Grosso poderiam articular apoio a Mendes sem nenhum impedimento da executiva nacional. Hoje há uma determinação para que as alianças priorizem o palanque da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, que também disputará a sucessão de Lula.  O racha interno é uma verdadeira dor de cabeça a Silval, que já dava como certo o apoio do PT ao seu projeto político.

A briga deve prejudicar também a pré-candidatura de Abicalil ao Senado já que Serys tem a seu lado cerca de 48% dos petistas de Mato Grosso. A guerra entre os dois foi declarada quando Abicalil resolveu ser pré-candidato ao Senado e disputar a vaga internamente com a senadora. Eles travaram um duro embate e Serys acabou derrotada. Ela reclama da existência de manobras, uso de entidades como Funasa, Incra e secretaria estadual de Educação para interferir no processo. Diante da crise, Abicalil e membros do seu grupo já falam até em expulsar a petista.

A medida serviria para "enquadrar" Serys, mas seus defensores parecem ter ficado mais revoltados. "Ele (Ságuas Moares) não tem moral para pedir nada. É do grupo do aloprado (Valdebran Padilha) e tem que sair do trono", cutucou Vilson Aguiar, numa referência as declarações do ex-secretário estadual de Educação Ságuas Moraes, que defendeu a saída de Serys do PT, caso ela não apoie os candidatos escolhidos pela sigla.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135310/visualizar/