Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 01 de Agosto de 2013 às 13:06
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Setor que mais avançou na preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a segurança pública terá até abril do próximo ano, mais 23 cursos em dez diferentes áreas temáticas voltadas para profissionais que vão atuar durante os jogos do Mundial na capital mato-grossense. Só no primeiro semestre deste ano, já foram capacitados 410 profissionais. A meta da Secretaria de Segurança Pública do Estado é capacitar mais de 2,5 mil servidores dos governos estadual, federal e municipais para atuar durante os jogos da Copa.


 
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) responsável pelo programa de capacitação e qualificação de profissionais da segurança para o Mundial, já foram realizados oito cursos de quatro áreas temáticas, sendo cada um com uma média de cinco edições. 


 
Esses profissionais foram capacitados para atuação no Combate a Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo, Gerenciamento de Crises e Relacionamento com a Mídia, Bombas e Explosivos e Policiamento Turístico.


 
O coronel BM Marcos Roberto Weber, secretário-adjunto de Políticas Programas e Projetos da Secretaria de Segurança, “os cursos proporcionam aos alunos habilidades específicas para atuarem durante os jogos do Mundial e já temos um número significativo de profissionais capacitados nesse primeiro semestre, aptos a atuarem em grandes eventos”.


 
Estão sendo qualificados profissionais das diferentes áreas de atuação da segurança pública estadual, federal e municipal, como Corpo de Bombeiros Militar, Policia Judiciária Civil, Policia Militar, Pericia Oficial de Identificação Técnica, Defesa Civil, Casa Militar, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Guarda Municipal de Várzea Grande. Cada curso tem uma carga horária que varia de 40 a 300 horas/aulas


 
Policiamento turístico - Nesta segunda-feira (05) terá início a terceira edição do curso de Segurança e Apoio ao Turista na modalidade de operador, com 36 vagas distribuídas entre as forças de segurança pública federal e municipal.


 
A programação de capacitações do Estado atende exigências da Fifa para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O Governo do Estado atuará em parceria com o Ministério da Justiça através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) com o foco na preparação para o Mundial.


 
Mais de 2,5 mil profissionais


 
O plano da Secretaria de Segurança Pública para os jogos da Copa do Mundo é capacitar mais de 2,5 mil servidores dos governos estadual, federal e municipais nos 23 cursos distribuídos nas seguintes áreas temáticas: Operações de Emergência e Resgate; Combate a Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo; Gerenciamento de Crise e Relacionamento com a Mídia; Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes; Policiamento Turístico; Uso Diferenciado da Força e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo; Integração da Segurança Pública e Segurança Privada; Escolta, Batedores e Segurança de Dignitários e Inteligência de Segurança Pública





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13552/visualizar/