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Copa 2014
Terça - 13 de Abril de 2010 às 20:06
Por: Eduardo Ricci

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Edson Rodrigues

Seiscentos mil turistas deverão vir ao Brasil para assistir o Mundial de 2014, o que representará um aumento de 12% no fluxo de visitantes estrangeiros no país. Para ajudar o setor hoteleiro mato-grossense a se adaptar a este aumento da demanda dentro dos padrões de qualidade exigidos, a Agecopa trouxe a Cuiabá o representante da MATCH Services, o inglês Paul Whelan.

A empresa é credenciada pela FIFA para gerenciar os serviços de hospedagem, bilheteria e tecnologia da informação (TI) na Copa das Confederações, Copa do Mundo da África do Sul 2010, Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Baseada em Zurique, na Suíça, a MATCH é uma joint venture entre as empresas Byrom (do Reino Unido) e a Eurotech Global Sports (Suíça).

Durante as reuniões com o trade turístico e com o setor hoteleiro, Paul Whelan destacou a oportunidade única que o segmento terá em função da realização da Copa em Mato Grosso. A escolha de Cuiabá como uma das doze sedes do Mundial da Fifa 2014 vai impulsionar decisivamente o setor, abrindo uma vitrine sem precedentes para nosso potencial turístico.

Para realizar todo o potencial turístico do Estado que tem como atrativo principal o Pantanal, a rede hoteleira deve expandir a oferta de vagas e melhorar a qualidade dos serviços considerando os padrões internacionais de atendimento aos visitantes.

O consultor lembrou que o grande desafio será buscar a ampliação da permanência dos turistas em Mato Grosso, oferecendo alternativas de lazer e entretenimento na Baixada Cuiabana e nos municípios com potencial turístico. A empresa vai elaborar e administrar um inventário dos quartos de hotel e acomodações não hoteleiras para atender as exigências do evento Copa 2014, negociando termos e condições com a comunidade hoteleira das sedes.

Ao contrário do que se possa supor, Cuiabá pode receber seleções consideradas “de primeira linha” entre os 32 países participantes. Como a definição dos jogos acontecerá por sorteio, em dezembro de 2013, a Capital do Pantanal poderá receber seleções favoritas como Alemanha, Itália ou Inglaterra, mesmo não sendo cabeça-de-chave. Este fato aumentaria sensivelmente a atração de turistas europeus a Mato Grosso.

O diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge, destacou a parceria da agência com o trade turístico para se adequar a estas novas exigências, que gerarão emprego e renda para milhares de trabalhadores. “O trade turístico está consciente das possibilidades que se abrem para Mato Grosso com a Copa e certamente buscará alternativas para realizar plenamente o potencial inigualável que temos. Os ganhos beneficiarão todos os segmentos durante a Copa e depois dela, pois teremos uma exposição mundial do maior patrimônio ambiental do planeta que é o pantanal mato-grossense”, disse Yuri.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Luiz Carlos Nigro, assegurou que o segmento turístico está se preparando com investimentos na expansão das vagas e na qualificação dos profissionais que vão atender os turistas. Através da união de forças entre governo e iniciativa privada, será possível consolidar esta nova matriz econômica, o turismo, impulsionado pela realização da Copa 2014 em Mato Grosso.






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