Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 09:50
Por: Thaiza Fabill

    Imprimir


Nortear todas as entidades organizacionais do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, de tal forma que se aplique o princípio de transparência das informações de interesse da sociedade e o da privacidade do cidadão. Com essa finalidade que a Política e Diretrizes de Segurança da Informação, publicada no Diário Oficial no último dia 9 de março deste ano, foi aprovada pelo Conselho Superior do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação (Cosint).

O Cosint, vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), visa proteger as informações que suportam os negócios do Estado. Além disso, a administração pública atua em cerca de doze núcleos da administração sistêmica, tais como, as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas.

Vale ressaltar que todas essas entidades geram, capturam, processam, transmitem, armazenam e disponibilizam informações, as quais dizem respeito ao próprio núcleo ou órgão, ao Estado como todo e, muitas vezes, ao próprio cidadão.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

É preciso considerar que nesse cenário foi criado o Grupo Temático de Segurança da Informação (GT-SI), por meio da resolução do Cosint, com a finalidade de elaborar, instituir e revisar periodicamente uma política com as diretrizes básicas de gestão da segurança da informação. Além disso, esse grupo temático visa gerir a política de segurança da informação no âmbito do Poder Executivo Estadual.

PRÓXIMAS AÇÕES

O GT-SI deve propor em breve os demais instrumentos normativos de segurança da informação. Desse modo, as entidades organizacionais serão contempladas com a política em vigor. Além do mais, está previsto para maio deste ano, um encontro com representantes das entidades, os responsáveis pela implementação da política no órgão, em que será debatido os assuntos pertinentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137020/visualizar/