Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Abril de 2010 às 16:21

    Imprimir


Maioria dos deputados se cala sobre “ficha limpa”
Maioria dos deputados se cala sobre “ficha limpa”

Apenas 77 dos 513 deputados federais se posicionaram sobre o projeto de lei da “ficha limpa”, que proíbe a candidatura de pessoas com condenações judiciais nas eleições, segundo releva pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), que reúne diversas entidades civis em defesa da transparência nas eleições. A proposta, cuja iniciativa é popular, está na pauta da Câmara e a expectativa é que ela seja votada nesta quarta-feira (7).

 

Veja o resultado da pesquisa "ficha limpa"

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 19 de março e 5 de abril, 73 parlamentares disseram que apoiam o projeto, enquanto quatro afirmaram que ainda não se decidiram sobre o assunto. Nenhum dos deputados que responderam se posicionou contrário à proposta.

Os demais parlamentares, segundo o MCCE, não apresentaram uma justificativa para não responder ao questionário, que foi enviado aos gabinetes dos deputados três vezes no período.

O presidente da Abramppe (Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais), Marlón Jacinto Reis, e integrante do MCCE, disse ao R7 temer que a não participação de grande parte dos deputados no levantamento esconda o posicionamento da maioria em relação à proposta.

- Nos preocupa muito que a maioria dos deputados não tenha se posicionado sobre o projeto até um dia antes da votação. Nosso medo é que isso oculte a posição que será defendida na Câmara.

O questionário apresentava apenas três opções de respostas em relação ao projeto “ficha limpa”: apoia, não apoia ou ainda não se decidiu. Ao todo, 84 deputados já se posicionaram a favor da proposta, considerando outros 11 subscritores do projeto de lei que não responderam ao questionário, informou o MCCE.

A proposta “ficha limpa” foi apresentada por iniciativa popular, após receber mais de 1,6 milhão de assinaturas. A campanha foi lançada em 2008, causando polêmica entre políticos após a AMBA (Associação Brasileira de Magistrados) divulgar uma lista com os candidatos com “ficha suja”.

Apesar de já estar na pauta da Câmara, o projeto de lei pode não ser votado amanhã. Caso não seja aprovado ainda no primeiro semestre pelo Congresso, a lei poderá ficar de fora das eleições deste ano.

Os deputados que ainda queiram responder ao questionário podem procurar o MCCE, que irá atualizar os resultados da campanha em seu site.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137094/visualizar/