Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 30 de Março de 2010 às 20:02
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Maria Barbant

O impasse com o movimento grevista que envolvia representantes dos servidores do Estado de Mato Grosso, na luta por melhores salários, e o Governo do Estado chegou ao fim. Os representantes das categorias da área instrumental, saúde, meio ambiente e, ainda, a do setor econômico e social liderados pelos sindicatos Sisma, Simpaig e Sindes saíram da reunião com o governador Blairo Maggi (PR) e o vice Silval Barbosa (PMDB) satisfeitos com o acordo.

A reunião, intermediada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), com a participação dos deputados Hermínio J. Barreto (PR) e Ademir Brunetto (PT), aconteceu na tarde desta terça-feira (30) no Palácio Paiaguás, um dia antes do titular do Poder Executivo transmitir o cargo ao seu vice. Na negociação, ficou definido que já em maio todos os servidores terão um reajuste salarial de 3%. Pela lei nº 8910, algumas categorias têm previsto também nesse mês uma reposição de 8,11%, totalizando 11,11%.

Já as carreiras que não foram reestruturadas nos últimos anos, o Governo se comprometeu de enviar projetos à Casa de Leis, após discussão individual com cada segmento de servidor para que essas reestruturações sejam previstas no Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2011. “Sempre acreditei na capacidade do diálogo. Primeiro, porque o governo valorizará as carreiras que não foram reestruturadas com efeito retroativo. Segundo, que todas as categorias serão beneficiadas. Vamos contemplar isto dentro do orçamento. Todos os servidores já em maio terão um ganho real de 3% e a Assembleia já está preparada para votar amanhã mesmo”, comemorou o presidente da Casa de Leis José Riva.

Conforme o secretário de Fazenda, Eder Moraes, o volume do reajuste não impactará a folha. “O governador finaliza as negociações com chave de ouro”. Já o secretário de Administração Geraldo De Vitto preferiu descartar o impacto causador na folha e valorizou o desfecho da negociação. “Pode ser um impacto razoável, mas o que impera é a negociação em si. O governo vai trabalhar para arcar com isso. Sabemos que os sindicatos passam por momentos de tensão, mas tudo ocorreu com bom desfecho. O interessante também é que as categorias entendem até onde o governo pode chegar”, disse.

Para o presidente do Sinpaig, Edmundo César Leite, a paz está retomada e a greve finalizada. “O que tínhamos proposto foi elevado em 3%. Esse volume de aumento já está na folha conforme o governador Blairo Maggi já em maio. “Saímos do movimento satisfeitos”, disse o representante dos profissionais da área instrumental.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137612/visualizar/