Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 30 de Março de 2010 às 13:18
Por: Thiago Foresti

    Imprimir


 

A boa notícia é que Cuiabá caiu no ranking das capitais mais violentas. Foi do 12º para a 5ª posição. No Centro-Oeste, a capital mato-grossense também foi a que apresentou a maior redução, com queda de 12% num período de 10 anos. Campo Grande apresentou queda de 3,1%. Brasília e Goiânia aumentaram a taxa de homicídio em 22% e 89%, respectivamente.

O Mapa da Violência divulgado hoje em todo o Brasil coloca a cidade de Juruena (893 km de Cuiabá) no topo das cidades mais violentas do Brasil. Com uma média de 6,6 assassinatos por ano, a cidade de pouco menos de 10 mil habitantes encabeça a lista. A média foi tirada com base nas ocorrências registradas nos últimos 10 anos.

Apesar de ter poucos casos de assassinatos, a taxa de homicídio na cidade chega a 139, a mais alta do país, devido ao número reduzido de habitantes. Na lista das 30 cidades com maior taxa de homicídios também estão as cidades mato-grossenses de Nova Ubiratã (13º), Colniza (24º) e Peixoto de Azevedo (29º).

O prefeito de Juruena, Bernardino Crozetta, contesta os dados do estudo e diz que o censo da cidade está defasado. "Existem muito mais pessoas aqui na cidade do que diz o IBGE". Sobre os pontos de violência, ele diz que os homicídios ocorriam no garimpo Juruena que, segundo ele, fica no município vizinho Cotriguaçu, mas que por ter o mesmo nome eram creditados à cidade. "Também existia aqui um assentamento, o Vale do Amanhecer, que tinha muito problema com drogas. Mas nós já extinguimos esse lugar e posso garantir que desde 2008 nós só tivemos um homicídio".





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137666/visualizar/