Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 27 de Março de 2010 às 12:07
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O empresário Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PR), que vivia expectativa desde a vitória da chapa, em 2008, de vir a ocupar a cadeira de prefeito de Várzea Grande ao menos por dois anos, teve de se contentar com a promessa do prefeito Murilo Domingos de apoiá-lo à sucessão municipal em 2012.

O novo acordão foi fechado nesta sexta, durante almoço com o próprio Murilo, com o empresário e irmão do prefeito Toninho e com o secretário-geral do PR Emanuel Pinheiro.

Zaeli não nega o desejo político de concorrer às eleições, agora como cabeça-de-chapa. O problema é que no próximo pleito para prefeito, quando a gestão Murilo já terá completado praticamente 8 anos, a tendência é que uma candidatura do hoje vice apoiado pelo grupo seria "contaminada" pelo desgaste. Quem se fortalece como oposição nesse caso são os irmãos, ex-prefeitos e ex-governadores Júlio e Jayme Campos, além de outras figuras da política várzea-grandense, como os deputados Maksuês Leite (PP), Wallace Guimarães e o ex-deputado Nico Baracat (ambos do PMDB).

Esse alerta, na hora dos novos acordos, não foi feito ao empresário nesta sexta. Com atuação mais técnica que política, Zaeli chegou a conclusão de que não adianta mais trombar com o prefeito, de quem cobrou compromisso feito em 2008 para vir a renunciar. Como Murilo apresentou uma série de justificativas para, ao final, anunciar que definitivamente continua no mandato, só restou a Zaeli o conformismo e o faz-de-conta que participa de uma "administração compartilhada".

Até mesmo as pastas da Educação e de Esporte e Lazer Tião da Zaeli vai deixá-las. Ele evita declarações polêmicas ou ruptura, como fez o vice-prefeito do primeiro mandato de Murilo, ex-deputado Nico Baracat (PMDB). Pontua que "quer contribuir com Várzea Grande" e que compreende a situação do prefeito, que toca um orçamento anual de R$ 349 milhões. Zaeli sabe que, mesmo que o titular tenha anunciado que este terá autonomia, inclusive para exonerar e nomear secretários, na prática a lógica não é essa. As principais decisões do prefeito são monitoradas pelo irmão, sócio e ex-secretário de Fazenda Toninho Domingos, principal responsável pela permanência de Murilo no cargo. O barco de Murilo continua afundando e, com ele, Zaeli, um ingênuo político que se vê impotente como vice.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138020/visualizar/