Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 22 de Março de 2010 às 10:08
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


   O empresário e prefeito licenciado de Várzea Grande Murilo Domingos anuncia nesta segunda, assim que terminar uma reunião a portas fechadas com o governador Blairo Maggi e com mais quatro pessoas, a sua renúncia do cargo. Antes de fazer o comunicado oficial sobre a saída, ele quer condicionar às lideranças do PR, ao vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que assume o Paiaguás na próxima semana, e ao vice-prefeito Tião da Zaeli, garantias políticas e estruturais para vir a concorrer à cadeira de deputado federal. Para ser candidato, Murilo precisa renunciar ao mandato até 3 de abril, seis meses antes das eleições. Vive momento de contagem regressiva, assim como outros gestores, entre eles o prefeito cuiabano Wilson Santos, pré-candidato do PSDB à sucessão estadual.

   A pedido do próprio Murilo, o governador convocou uma reunião no gabinete no Palácio Paiaguás. Começou às 8h, a portas fechadas. Estão presentes Murilo, Maggi, Silval, Zaeli e membros da Executiva estadual do PR, entre eles o presidente da legenda, deputado Wellington Fagundes, e o ex-deputado Emanuel Pinheiro, secretário-geral. Murilo entrou pelos fundos. Ele pediu ao governador que não queria a presença da imprensa porque entende que nesse momento precisa ter uma discussão ampliada sobre seu futuro político sem atropelo e pressão. Dependendo das negociações, Murilo deixa a reunião já com a data marcada para a renúncia.

   A tendência é que o republicano, aos 69 anos e na condição de prefeito mais velho dos 141 mato-grossenses que exercem mandato hoje, venha a deixar o comando do segundo maior município do Estado. Duas condições estão levando o prefeito para a renúncia: problemas de saúde e acordo fechado com Zaeli ainda nas eleições de 2008. Ele está licenciado pela terceira vez. No final da campanha sofreu um infarto, supostamente atribuído ao clima tenso do processo eleitoral. Desde então, parou de fumar e de beber. Em fevereiro de 2009, saiu de licença por quatro meses. Depois sofreu novo infarto.

    Murilo se vê pressionado também pelo grupo de Zaeli para cumprir acordo de campanha. O empresário só aceitou concorrer como vice se, em caso de reeleição, Murilo viesse a renunciar depois para, assim, abrir chance de Zaeli concluir ao menos dois anos de mandato numa prefeitura que detém orçamento anual de R$ 349 milhões. O prefeito só não deixou a prefeitura ainda por causa do irmão, empresário e sócio Toninho Domingos, que se posiciona radicalmente contra deixar as benesses do poder.

  Murilo integra a velha safra de políticos. Foi deputado federal (95-99), após ficar como suplente. Estreou na Câmara Federal entre março e dezembro de 2006, com a cassação do mandato de Augustinho Freitas, hoje prefeito de Pedra Preta. Já concorreu e perdeu para senador, em 2002. No pleito de 2004 conquistou a Prefeitura de Várzea Grande. Quatro anos depois, garantiu a reeleição, com 72.515 votos, numa disputa acirrada contra Júlio Campos (DEM) e Nico Baracat (PMDB).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138808/visualizar/