Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 14 de Março de 2010 às 00:04
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O presidente da CPI da Saúde, deputado Sérgio Ricardo, defendeu neste sábado, após visita ao hospital regional de Cáceres, que o governo estadual crie o curso de Medicina na Unemat. Segundo ele, um dos maiores problemas enfrentados na saúde pública nos municípios mato-grossenses é a falta de profissionais médicos que, por uma série de razões, preferem, em sua maioria, atuar em Cuiabá.

Na inspeção à unidade regional de Cáceres na sexta, Sérgio estava acompanhado do colega parlamentar Antonio Azambuja, do diretor do hospital Duda Barros, do prefeito Túlio Fontes e do vice Wilson Kishi. Ele enfatiza que a CPI vai visitar os outros três regionais do Estado. Na próxima sexta (19), membros da Comissão vão estar em Rondonópolis. Em 26 de março a agenda será em Sorriso e, no dia 9 de abril, em Colíder.

"Vejo a necessidade do Estado abrir curso de Medicina da Unemat que, aliás, tem sua sede em Cáceres. Futuros médicos da Unemat poderiam muito bem estar atendendo a demanda nos municípios, inclusive nos casos de alta complexidade", diz Sérgio, ao lembrar que hoje os profissionais que se formam pela federal ou universidade privada nem sempre querem atuar nos municípios mais distantes da Capital. Ele vê vantagem no caso de formandos pela Universidade do Estado (Unemat) porque já residem na região.

Perguntado sobre a realidade encontrada no Regional de Cáceres, o presidente da CPI disse que os problemas são os mesmos detectados, por exemplo, em Cuiabá, com pacientes aguardando na fila para atendimento e várias reclamações. "Tem fila para exames e para cirurgia. Não é diferente das problemáticas de Cuiabá e dos outros municípios". Segundo Sérgio, as dificuldades na saúde mais frequentes são falta de médicos e em todas as especialidades. Muitos pacientes chegam no Regional e são encaminhados para a Capital. O de Cáceres possui 106 leitos e, na avaliação do deputado, precisa de pelo menos 200. Lembra que Cáceres atende pessoas de 22 municípios que, juntos, somam cerca de 350 mil habitantes. Propõe também que o Estado aumente mais 10 UTIs para atender adultos. Hoje a unidade oferece 6 para adultos e 9 neonatal.

Sérgio Ricardo adianta que vai levar a sugestão sobre criação do curso de Medicina na Unemat para Silval Barbosa, que toma posse como governador em 31 de março. Outra proposta do parlamentar e da criação do hospital da Criança, inclusive já utilizando a estrutura do antigo hospital das Clínicas de Cuiabá. A CPI vai propor ainda a elevação da capacidade do Hospital Geral, de 150 para 300 leitos, que seja regulado e que o governo estabeleça a meta "fila zero". De acordo com o deputado, é preocupante Mato Grosso contar 600 pessoas à espera de vaga para cirurgia cardíaca, outras 2 mil para ortopédica e mais 300 para neurocirurgião.

Em princípio, a CPI foi instaurada pela Assembleia para apurar como estão sendo aplicados os recursos repassados pelo Estado à Prefeitura de Cuiabá. Depois, diante de tanta complexidade e demanda, ampliou a atuação e pretende traçar um diagnóstico da saúde pública no Estado, com apresentação de problemas e soluções. Os deputados da CPI já detectaram a falta de capacidade física, poucas UTIs e o quadro reduzido de médicos no interior. Essas e outras sugestões vão ser apresentadas pelo CPI a Silval três dias depois do peemedebista assumir como governador.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139892/visualizar/