Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 09 de Março de 2010 às 20:11

    Imprimir


Os professores da UnB (Universidade de Brasília) decidiram nesta terça-feira entrar em greve após assembleia que reuniu cerca de 200 docentes. Com isso, interrompe-se o semestre que havia começado ontem (8). Os técnicos também vão se reunir na próxima semana para decidir se aderem à paralisação.

O objetivo da greve é assegurar o pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP), cujo corte foi determinado pelo Ministério do Planejamento no ano passado. De acordo com a universidade, a URP representa cerca de 26,05% dos salários de professores e técnicos "que, desde o final do ano passado, convivem com incertezas sobre seus vencimentos".

Segundo o ministério, a URP não é uma gratificação, mas um índice econômico criado em 1987 para reajuste de preços e salários. Uma auditoria da secretaria de recursos humanos da pasta apontou irregularidades nessa movimentação financeira, incluindo a extensão do benefício a servidores contratados recentemente.

A UnB alega que o pagamento é garantido por medida judicial e por isso é realizado mediante rubrica específica no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Em nota entregue ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o reitor da UnB, José Geraldo, diz que a decisão do ministério contraria liminar concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a favor da instituição e "gera instabilidade na comunidade acadêmica".

De acordo com o Ministério do Planejamento, a assessoria jurídica da pasta está elaborando um parecer conclusivo sobre o pagamento da URP e as negociações com a universidade vão continuar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/140486/visualizar/