Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 14:37
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Secretários de Estado de Meio Ambiente de todas as Regiões do Brasil estão em Mato Grosso para conhecerem o programa MT Legal e também para debaterem sobre o decreto presidencial 7.029, de dezembro de 2009, que institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado “Programa Mais Ambiente”.

Secretários de Estado de Meio Ambiente de todas as Regiões do Brasil estão em Mato Grosso para conhecerem o programa MT Legal e também para debaterem sobre o decreto presidencial 7.029, de dezembro de 2009, que institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado “Programa Mais Ambiente”.

Na manhã desta quarta-feira (24.02) o governador Blairo Maggi participou da abertura da reunião e falou aos secretários presentes sobre os desafios que Mato Grosso tem enfrentado para conseguir aliar o fato de se manter na posição de campeão em produção de grãos e carne do País, com a preservação do meio ambiente.

“Espero que essa reunião aqui em Cuiabá sirva como uma luz, e a nossa experiência com o MT Legal sirva como uma alternativa pra vocês levarem para os seus Estados. A realidade que nós conseguimos construir nos últimos anos aqui em Mato Grosso foi resultado de um grande entendimento que tivemos com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, e muita conversa com os setores produtivos, onde todos tiveram oportunidade de se pronunciar e emitirem seus pontos de vista. Do resultado disso conseguimos tirar esse documento que detalha a margem para manobras que temos”, disse Maggi.

Maggi relatou aos secretários que costuma dizer que as questões ambientais são como veículos numa estrada, numa rodovia onde os veículos até podem rodar mais à direita, ou mais à esquerda da pista, sem no entanto ultrapassarem essa margem ou sair da estrada. “A largura dessa faixa e até onde podemos ir, quem determina é a legislação Federal, que nos limita a irmos um pouco mais para um lado ou para o outro”, disse.

O governador disse ainda aos secretários que o grande entendimento que Mato Grosso teve junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal foi fundamental para que os produtores saiam da ilegalidade do diz respeito a desmatamento e preservação do meio ambiente.

“Eu espero que essa alternativa que nós criamos aqui possa ajudar nos estados de vocês também para buscarem um entendimento, à exemplo do que buscamos aqui, pois chegamos num ponto no país que não dá mais pra voltar a realidade de antes, não dá mais para jogar fora tudo oque fizemos até agora, então como é que a gente compatibiliza tudo isso? Estou convicto que não temos mais que brigar por questões ambientais e de preservação do meio ambiente pois todos já entendera que esse é o caminho”, finalizou o governador.

Logo mais às 14 horas, na sala de videoconferência do Palácio Paiaguás, os secretários de Estado de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, e da Casa Militar, Alexander Torres Maia, realizam uma apresentação para os demais secretários Meio Ambiente, sobre o MT Legal. Participa do evento também, o secretário de Estado de políticas fundiárias, Vicente Falcão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141874/visualizar/