Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 12 de Fevereiro de 2010 às 03:00

    Imprimir


Secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho.
Secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho.

O Secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de Mato Grosso, José Aparecido dos Santos, Cidinho, esteve reunido no último sábado, em Tangará da Serra, com representantes dos assentamentos do complexo Pecuamã que compreendem as comunidades rurais de Ariranha, Lucélia, Pompéia e Pecuamã, para anunciar que o conselho gestor do Programa Luz para Todos aprovou em 15 de dezembro do ano passado os projetos de eletrificação das propriedades, com inicio imediato das obras e termino previsto para julho de 2010.

O maior entrave para a aprovação estava centrado na questão da regularização fundiária das áreas, problema já resolvido para muitas delas e outras regularizações já em andamento, o que teve peso na decisão do comitê gestor do programa.

De acordo com Cidinho, ao todo serão atendidas mais de 460 famílias, nas comunidades citadas, entre elas a gleba Santo André e o assentamento Bela Vista em Nova Marilândia, melhorando as condições de vida dos beneficiados, além de fomentar a economia com a chegada da energia elétrica nas residências dos moradores nos assentamentos. O secretário fez questão de ressaltar no encontro com os parceleiros, que o apoio da Senadora Serys Slhessarenko foi primordial para aprovação dos projetos que são uma reivindicação antiga dos assentados, em que ele vem trabalhando desde quando presidia a Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). “Há mais de três intensificamos gestões a fim de atender estas comunidades rurais, tendo na Senadora Serys uma importante aliada na consolidação do sonho desses trabalhadores que irão melhorar a qualidade de vida de toda a família” frisou ele.

O programa lançado em novembro de 2003, tem o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. Chamado de LUZ PARA TODOS, o programa possui como meta levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural, e é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executada pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.

Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento, sem falar no fator econômico, já que as famílias poderão desenvolver produtos que dependem de energia elétrica para sua produção.

Durante a execução do Programa, novas famílias sem energia elétrica em casa foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o Luz para Todos foi prorrogado para ser concluído no ano de 2010.

Os beneficiários agradeceram o empenho do secretário de estado no processo de regularização fundiária das áreas, bem como na aprovação dos projetos junto aos órgãos competentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/142933/visualizar/