Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 17:53
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) diz receber com naturalidade a divulgação do relatório apresentado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), pré-candidata à presidência da República, em que Cuiabá figura como uma das capitais com os piores índices de avanço nas obras do PAC, voltadas à ampliação da rede de esgoto. “Já era esperado que isso acontecesse, afinal o PAC de Cuiabá está empacado”, alfineta o republicano, numa referência ao fato das obras terem sido embargadas pela Justiça e até hoje não terem sido retomadas.

Ele pondera que é necessária uma força-tarefa para que a situação seja resolvida juridicamente o mais rápido possível. “Cuiabá nunca recebeu tantos recursos como estes. Infelizmente tudo isso aconteceu, espero que seja resolvido logo”, disse o republicano, numa crítica velada ao prefeito da Capital, Wilson Santos (PSDB), pré-candidato ao governo.

Segundo o levantamento divulgado por Dilma, na Capital só 2% do total foram concluídos até o momento - saiba mais aqui. Apesar do PAC contemplar o sistema de água e esgoto da Capital, o relatório da ministra petista trata apenas do Sistema de Esgotamento Sanitário com execução de redescoletoras, ligações domiciliares, linhas de recalques, elevatórias e estações de tratamento de esgoto. Em todos estes lotes, do chamado PAC Pantanal, os recursos são provenientes dos governos federal e estadual. A prefeitura, sob Wilson Santos (PSDB), figura como executora.

Já as obras que contemplam a universalização da água, que não foram levadas em consideração neste relatório, são feitas com recursos municipais e federal. Para o PAC de Cuiabá estão previstos investimentos de R$ 238 milhões.

Desde agosto de 2008, as obras estão parcialmente paralisadas devido à Operação Pacenas, deflagrada pela Polícia Federal. Onze pessoas chegaram a ser presas e 22 indiciadas. Desde então, a prefeitura só conseguiu retomar os trabalhos da ETA Tijucal, que caminha praticamente desmembrada do PAC. O prefeito da Capital promete inaugurar a obra até o março.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143233/visualizar/