Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 01 de Fevereiro de 2010 às 16:11
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Promotores e procuradores de Justiça se movimentam nos bastidores pela promoção de desembargador do Tribunal de Justiça. Uma vaga será aberta em junho com a aposentadoria de Leônidas Monteiro, quando completerá exatos 70 anos de idade. Desde agora, as articulações começaram. Ao menos oito estão no páreo para composição da lista tríplice, entre eles o procurador de Justiça Paulo Prado. Um dos últimos a assumir interesse pelo cargo vitalício é Mauro Zaque, ex-coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A cadeira ocupada por Leônidas é oriunda do Ministério Público Estadual. Das 30 vagas de desembargador, três são ocupadas por indicações do Quinto Constitucional do MPE, sendo eles Leônidas, Paulo da Cunha e Guiomar Teodoro Borges. Nesse caso, cabe ao Conselho do MPE definir uma lista sêxtupla, que será encaminhada para o Tribunal de Justiça, a quem cabe reduzí-la à tríplice. Por fim, a escolha e nomeação para o cargo fica sob o governador. Como Blairo Maggi renuncia ao mandato em 31 de março, caberá ao peemedebista Silval Barbosa o privilégio de definir o substituto de Lêonidas. Por conta disso, alguns candidatos à promoção passaram a cortejar o hoje vice-governador, de olho num dos 30 cargos vitalícios de segunda instância da Justiça estadual.

Na lista de possíveis concorrentes estão não apenas Zaque e Prado, mas também o promotor Marcos Henrique Machado, os procuradores Luiz Eduardo Martins Jacob, José Basílio Gonçalves, Joao Batista, Mauro Viveiros, Mauro Delfino e Eliana Maranhão. Cada desembargador recebe em média R$ 22 mil, além de vários benefícios.

Antes da aposentadoria de Lêonidas, também deixam o Pleno do Tribunal de Justiça neste ano os desembargadores Donato Fortunato Ojeda, Jurandir Florêncio de Castilho e Antônio Bitar Filho. Estas três vagas serão preenchidas por juízes de entrância especial dentro dos critérios de merecimento e antiguidade.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144057/visualizar/