Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Janeiro de 2010 às 13:52
Por: Camila Neumam

    Imprimir


Getty Images
Contato da pele humana com larvas de fezes de cães depositadas na areia podem transmitir bicho geográfico.
Contato da pele humana com larvas de fezes de cães depositadas na areia podem transmitir bicho geográfico.

Com a chegada do verão, surgem também as doenças típicas da estação. Micoses, brotoeja, bicho geográfico e herpes, entre outras, atacam. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as consultas dermatológicas nos ambulatórios estaduais aumentam cerca de 20% em janeiro e fevereiro, na comparação com os demais meses do ano, em busca de tratamento para elas.

Leia as dicas abaixo dadas pelos dermatologistas Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e por Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, para se prevenir dessas doenças ou mesmo tratá-las.

Acne solar
A acne solar se diferencia da acne comum por atingir principalmente o tronco e os membros superiores e surgir poucos dias depois da exposição intensa destas áreas ao sol. As lesões se apresentam como pequenas bolinhas endurecidas e com pus, algumas doloridas e avermelhadas por causa da inflamação. O uso de protetor solar muito oleoso também pode causar este tipo de acne no corpo.

Como evitar: usar protetores solares em gel ou oil free e não usar cosméticos com ácido.
Como tratar: procurar um dermatologista que indicará medicação tópica e não expor a pele ao sol.

Bicho geográfico
Causada pelo contato com parasitas intestinais de cães e gatos provenientes das fezes dos animais. Os principais locais para se pegar a doença são praias e parques devido à quantidade de areia parada. Os locais mais atingidos geralmente são os pés e as nádegas. É mais comum em crianças e as lesões são geralmente acompanhadas de muita coceira.

Como evitar: andar calçado sobre a areia e evitar sentar-se diretamente sobre ela, tanto na praia quanto em parques.
Como tratar: deve-se procurar um médico que recomendará o uso de pomadas e medicação oral. Recomenda-se também usar compressas de água gelada ou mesmo gelo em cima da lesão, para aliviar a coceira.

Brotoejas (miliária)
As brotoejas são obstruções das glândulas sudoríparas (que produzem o suor), que acontecem pelo excesso de suor que extravasa dentro da pele, antes de atingir a superfície, e provoca um processo inflamatório. Aparecem geralmente no tronco e na região cervical.

Como evitar: usar roupas leves, de preferência de algodão, não passar protetor solar muito gorduroso na pele para não obstruir os poros, tomar banhos frios e manter-se em local arejado para não passar calor.
Como tratar: procurar um dermatologista que indicará medicação tópica ou oral.

Herpes labial
São vesículas que aparecem no lábio, principalmente na região inferior. Não é exatamente uma doença do verão, mas a exposição intensa à radiação solar é uma das formas de gerar sua erupção. Dura de cinco a dez dias, mas é doloroso e impede o contato social.

Como evitar: usar protetor solar labial, comer frutas e verduras para manter a imunidade, beber muita água e outros líquidos e ficar em ambientes frescos.
Como tratar: procurar um dermatologista; evitar furar as vesículas e sempre lavar as mãos depois de tocá-la.

Micose da virilha (Tínea cruris)
Este tipo de micose é causado pelo crescimento de fungos do gênero dermatófitos ou pela levedura Candida albicans. Isso porque a anatomia da virilha favorece o crescimento de microorganismo por causa do calor, umidade e escuridão característicos dessa região do corpo. Com o aumento do suor do corpo, por causa do calor, e do uso de roupas de banho molhadas, principalmente na praia e na piscina, a umidade local aumenta ainda mais, aumentando a probabilidade de infecção.

Como evitar: não permanecer com roupa de banho molhada.
Como tratar: procurar um dermatologista para usar medicação oral ou tópica. Em casa, separar toalhas e secar sem esfregar.

Micose de praia ou pano branco (Pitiríase versicolor)
Conhecida como micose de praia, o "pano branco" não é transmitido na praia ou na piscina. Na verdade, o fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e só em algumas se desenvolve causando manchas - mais comuns em áreas de pele mais oleosa como no rosto, região do peito, couro cabeludo. Geralmente ela é mais percebida após a exposição ao sol, porque as manchas não se bronzeiam e se destacam na pele mais morena.

Como evitar: usar protetor solar durante a exposição ao sol, de preferência os menos oleosos, usar roupas de algodão.
Como tratar: medicação oral (comprimidos) e/ou tópica com sabonetes, sprays, cremes e xampus prescritos pelo dermatologista.

Pitiríase Alba
As manchas esbranquiçadas, típicas da doença, surgem principalmente após a exposição intensa da pele ao sol, mas não pode ser confundida com a micose de praia, pois não é uma micose. A doença tem causa desconhecida e costuma atingir com mais frequência pessoas que têm casos familiares de asma, rinite alérgica, bronquite e eczema atópico. As manchas costumam surgir no rosto, tronco e membros superiores.

Como evitar: usar o protetor solar ajuda a prevenir as manchas esbranquiçadas
Como tratar: o tratamento da lesão deve começar antes da exposição ao sol com uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas e a ingestão de bastante líquido, para evitar o ressecamento da pele e ajudar na prevenção.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146018/visualizar/