Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 13 de Janeiro de 2010 às 01:36
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


Reforma da Câmara vai durar 5 meses
Reforma da Câmara vai durar 5 meses

O prédio da Câmara Municipal de Cuiabá começou a ser reformado esta semana. A estimativa é de que sejam gastos R$ 2,9 milhões em cinco meses de trabalho. O recurso é proveniente de economia nos gastos da Casa durante o ano de 2009.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Deucimar Silva (PP), os trabalhos parlamentares continuarão normalmente durante esse tempo. A previsão é de que os reparos no plenário e nos gabinetes estejam prontos até a volta do recesso parlamentar, no dia 2 de fevereiro.

Localizado no antigo Campo D’Ourique, na avenida Barão de Melgaço, o prédio pertencia ao governo do Estado, mas foi doado à Câmara pelo governador Blairo Maggi (PR) em dezembro do ano passado. Por mais de 30 anos o edifício abrigou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Em 2005, quando a sede da Assembleia foi transferida para o Centro Político Administrativo, os vereadores daquela legislatura invadiram o prédio e montaram campana lá dentro. Só saíram quando o governo o cedeu.

No ano passado, o presidente da Casa de Leis levantou a possibilidade de entregar o prédio ao governo do Estado para que fosse construído um teatro municipal. Em troca, o Estado deveria ceder uma área ou um montante para a viabilização de um novo espaço. O local apresenta problemas de infiltração, no sistema hidráulico-sanitário e elétrico. A cessão do prédio reforçou a idéia de reforma e, assim, a permanência da Câmara no local.

As mudanças serão executadas dentro de um estudo arquitetônico que mantém o máximo da estrutura original do edifício Paschoal Moreira Cabral. Além disso, serão seguidas as normas de acessibilidade aos portadores de deficiência física, previstas em lei. Um elevador será construído para dar acesso aos portadores de deficiência física às galerias.

Em setembro passado o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea-MT) emitiu um relatório apontando os problemas no edifício, inclusive a falta de acessibilidade aos portadores de deficiência. O Corpo de Bombeiros também apontou risco de segurança por conta da parte elétrica velha e mal-instalada.

Serão reformados os setores administrativos, gabinetes dos vereadores e plenário. Além disso, toda a estrutura do teto e parte elétrica serão trocadas.

“Acho que nunca houve uma reforma de verdade aqui. Estamos quebrando os pisos para a colocação de novos e, para nossa surpresa, vemos que existem pisos embaixo, não trocaram de verdade, só fizeram remendos”, disse Deucimar, que está acompanhando a reforma.

Ele relata que um dos principais problemas é com a infiltração. “Com esse período de chuva a Câmara fica alagada, não dava para continuar assim”, completou.

A empresa responsável pela obra é a Alos Construtora, que venceu outras duas concorrentes no processo de licitação. Uma equipe técnica da Agência Municipal de Habitação fará a fiscalização do trabalho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146198/visualizar/