Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Janeiro de 2010 às 13:15

    Imprimir


O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Campo Novo dos Parecis, propôs nesta quinta-feira (07/01) ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito da cidade, Mauro Valter Berft. Ele é acusado de utilizar recursos públicos para promover divulgação pessoal em dois periódicos da cidade.
 

Na ação, o MP requer o ressarcimento aos cofres públicos do valor gasto nas publicações, corrigidos com juros e correção monetária, e a condenação do prefeito por ato de improbidade administrativa. As penas previstas são: perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.
 

Segundo o autor da ação, promotor de Justiça Luiz Augusto Ferres Schimith, o prefeito gastou um montante de R$ 7.200,00 com divulgações em uma revista e em um informativo municipal. Os dois periódicos, segundo o MP, trouxeram textos, slogan, várias fotografias e adjetivos enaltecendo o desempenho do prefeito da cidade e de seus secretários municipais.
 

“As divulgações tiveram como objetivo a projeção política do requerido e de outros agentes políticos, o que contraria os princípios de caráter educativo, informativo ou de orientação social”, ressaltou o promotor de Justiça.

De acordo com o artigo 37, parágrafo 1º da Constituição Federal, “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá der caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146630/visualizar/