Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 21 de Dezembro de 2009 às 18:15

    Imprimir


A atacante brasileira Marta, do Santos, foi eleita nesta segunda-feira a melhor jogadora do mundo em 2009 e se transformou na maior vencedora da história do prêmio concedido pela Fifa.

A jogadora de 23 anos ganhou o prêmio pelo quarto ano consecutivo, superando assim o atacante Ronaldo, o ex-meia francês Zinedine Zidane e a alemã Birgit Prinz, que receberam o troféu três vezes cada.

Na eleição deste ano, Marta, a mais jovem das finalistas, somou 833 pontos. A segunda colocação ficou com Prinz, que fez 290. A inglesa Kelly Smith foi a terceira, a brasileira Cristiane ficou em quarto e a alemã Inka Grings terminou no quinto lugar.

"Foi um ano praticamente perfeito, em que fiz a minha estreia na liga americana. Tivemos uma temporada regular muito boa, mas acabamos perdendo no último jogo. Foi muito positivo. A minha ida e das meninas para o Brasil também foi de grande importância. Queremos ver o futebol feminino como uma realidade", disse a jogadora.

Sem grandes competições com a seleção neste ano, a melhor jogadora de 2009 se destacou defendendo duas equipes: o Los Angeles Sol e o Santos.

Marta começou a temporada como a maior atração não apenas da equipe da Califórnia, como de toda a WPS, a liga feminina norte-americana profissional de futebol.

Artilheira da competição, a brasileira ajudou o time de Los Angeles a ser vice-campeão da liga antes de ser emprestada por três meses ao Santos.

De volta ao futebol brasileiro, Marta conquistou os títulos da Copa do Brasil e da primeira edição da versão feminina da Taça Libertadores da América.

A camisa 10 encerrou o ano ajudando a seleção a ganhar Torneio Internacional Cidade de São Paulo, encerrado no domingo, com uma goleada por 5 a 2 sobre o México, no Pacaembu.

Veja todas as vencedoras da história

2009 - Marta (BRA)

2008 - Marta (BRA)

2007 - Marta (BRA)

2006 - Marta (BRA)

2005 - Brigit Prinz (ALE)

2004 - Brigit Prinz (ALE)

2003 - Brigit Prinz (ALE)

2002 - Mia Hamm (EUA)

2001 - Mia Hamm (EUA)





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148035/visualizar/