Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 13:57

    Imprimir


Há vários relatos de que odores de alho e cebola são exterminados ao lavar as mãos com um pouco de "sabão inoxidável" produzido comercialmente ou apenas um objeto de aço inoxidável que esteja por perto, como uma caçarola. Também existem explicações químicas sobre esse possível funcionamento.

Porém, há quem afirme que nada disso funciona. Não parece haver nenhum estudo científico publicado, de qualquer relevância, provando ou refutando a eficácia do método.

mecanismo teórico é que componentes ricos em enxofre presentes no alho e na cebola podem interagir com íons de uma camada renovável de óxido

Um mecanismo teórico é que componentes ricos em enxofre presentes no alho e na cebola podem interagir com íons de uma camada renovável de óxido de cromo na superfície de um objeto de aço inoxidável, a mesma camada que o ajuda a resistir à corrosão.

A teoria é que essa interação impede, de alguma forma, que os componentes de enxofre interajam com os químicos no ar que normalmente produzem odores. Outra hipótese é que a água envolvida no ato de lavar as mãos realize a façanha, mesmo que o aço inoxidável não esteja envolvido.

A National Public Radio solicitou a Bob Wolke, professor emérito de química da Universidade de Pittsburgh, que testasse o método. Ele disse que não funcionava.

Entretanto, seu estudo, com uma única amostra de aço inoxidável, está longe de ser conclusivo. Diferentes composições de diversos tipos de aço inoxidável podem ser responsáveis por essa falha única.





Fonte: New York Times

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148501/visualizar/