Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 22:09
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O número de casos de dengue hemorrágica em Mato Grosso, forma mais grave da doença, já tomou repercussão nacional. Cáceres, por exemplo, figura numa lista divulgada pelo Ministério da Saúde como um dos 10 municípios brasileiros com maior risco de surto de dengue e foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta segunda (14). A cidade-pólo do Oeste mato-grossense já registrou 4 óbitos em consequência da dengue e há mais 1,3 mil casos de pessoas que contraíram a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypty. O Exército está nas ruas para conter o avanço da doença.

O prefeito Túlio Fontes (DEM) já determinou a retirada de lixo das ruas e terrenos baldios. Até agora, já foram coletados cerca de 10 toneladas. Ele solicitou ainda a aplicação de nebulização espacial, o chamado fumacê, nos bairros que registram maior número de casos. Segundo agentes de saúde, de cada 10 residências visitadas, 8 apresentam larvas do mosquito. Cáceres não é o único município com índices alarmantes em Mato Grosso. Em Sinop já foram registrados 6 óbitos pela doença.

Em Várzea Grande, segundo maior município do Estado, a situação não é muito diferente. Até agora, já foram notificados 4.158 casos de dengue. Destes, 471 apresentaram complicações. Das 9 mortes, 8 já foram confirmadas como sendo de vítimas de dengue hemorrágica e um está sob investigação. Outros 15 municípios do Estado também registram mortes por causa da dengue. São eles: Curvelândia (1), Diamantino (1), Jaciara (2), Juara (1), Nova Mutum (1), Rondonópolis (2), Rosário Oeste (2), Sinop (6), Tangará da Serra (2), Tapurah (1), Aripuanã (2), Água Boa (2), Cáceres (4), Mirassol D´Oeste (1) e Barra do Garças (1). MT apresenta um acréscimo de 320.72% nos casos de notificações de dengue, se comparado com o ano passado, admite o secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro.

O último boletim da secretaria aponta que MT registra 46.612 casos de dengue neste ano, 1.347 notificados como casos graves. Isso representa um aumento de 320% em relação ao mesmo período do ano passado. Já morreram 52 pessoas no Estado por causa da dengue.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148581/visualizar/