Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 15:42
Por: Thaiza Araújo

    Imprimir


O secretário da Casa Militar, Cel. PM Alexander Torres Maia, apresentou as propostas que serão levadas por Mato Grosso a Copenhague, na Dinamarca, durante a Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 15). De acordo com Maia, a proposta principal do governador Blairo Maggi é o projeto de Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação da Floresta (REDD). "O mundo estará de olho no Estado de Mato Grosso e na Amazônia", afirmou o secretário em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira (07.12), no Salão Nobre Cloves Vettorato, em Cuiabá.

“O governador Blairo Maggi estará junto com um grupo de aproximadamente 20 pessoas do Estado de Mato Grosso apresentando a sua proposta de política de REDD, defendendo a necessidade do serviço ambiental para a manutenção das nossas florestas e também para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que aqui residem. Mostrando ao mundo a necessidade que isso possa ser feito com responsabilidade”, destacou. Maia participa desde o início do governo das articulações e interlocução em nível internacional sobre projetos ambientais.

O REDD é um projeto pioneiro do Estado em que as regiões do Noroeste de Mato Grosso, Juruena e Cotriguaçu, foram escolhidas como os pontos estratégicos para a aplicação do projeto. O secretário frisou que a discussão do REDD em Copenhague é uma oportunidade para que o projeto seja colocado em prática. “A proposta é fazer com que o projeto que estamos levando para Copenhague possa ser realmente implantado e que não fique apenas no discurso”, disse.

O secretário afirmou que “Copenhague é um momento importante para que as florestas sejam colocadas em primeiro plano em que temos uma política muito clara a respeito desses pagamentos ambientais, que podem ser resumidas na importância dos dois principais atores neste evento, que são o governo de Mato Grosso e os da Amazônia”. Segundo ele, o Estado do Amazonas tem o maior estoque de florestas e já Mato Grosso é considerado o grande celeiro do mundo e do Brasil.

Maia divulgou a equipe que acompanhará o governador em Copenhague: ele; os secretários da Casa Civil, Eumar Novacki; o do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan; de Apoio a Políticas Educacionais, Flavia Nogueira; adjunto de Publicidade e Marketing da Secom, Júlio Valmórbida; e de Trabalho, Emprego e Cidadania, primeira-dama Terezinha Maggi. Além dos secretários, compõem a comitiva as demais autoridades do setor produtivo, como da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM). Essas lideranças arcarão com os custos da viagem e hospedagem.

PROGRAMAÇÃO

A viagem do governador e equipe para a conferência será na quarta-feira (09.12), com um grupo menor que acompanha Maggi. E na sexta-feira (11.12), um outro grupo segue junto com os secretários. Serão cerca de uma semana de viagem, pois a equipe retornará no dia 16.

A agenda do governador será marcada por reuniões na quinta e sexta-feira (10 e 11). E na segunda-feira (14.12), será realizada a apresentação do projeto REDD do Governo do Estado junto com o setor produtivo de Mato Grosso. No mesmo dia será realizado o Fórum dos Governadores da Amazônia. No dia 15, o governador será recepcionado pela embaixada americana e um dos anfitriões será o governador da Califórnia, o ator Arno Schwarzenegger. “O governador Schwarzenegger é um parceiro importante e já estivemos em duas situações em Los Angeles falando sobre as nossas florestas”, ressaltou.

O futuro da luta contra o aquecimento global começou a ser definido nesta segunda-feira com a abertura da conferência em Copenhague, que recebe até o dia 18 deste mês a COP15.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149195/visualizar/