Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 17:54

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta quinta-feira (3) que os países não vão fechar o "acordo dos sonhos" para a questão do aquecimento global na reunião de países da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o assunto, que será realizada a partir de segunda-feira (7) em Copenhague, na Dinamarca.

Lula conversou com a imprensa durante viagem oficial à Alemanha e falou sobre a reunião, em que se espera que os países cheguem a um acordo sobre metas para reduzir a emissão de CO2 (dióxido de carbono), gás considerado um dos causadores do aquecimento global. Mas, para o presidente, questões internas de cada local devem dificultar a negociação.

– Eu acho que nós não vamos fazer o acordo dos nossos sonhos em Copenhague, porque possivelmente nós não tenhamos aprofundado a discussão na qualidade do que deveríamos aprofundar. É sempre difícil porque cada presidente estará tomando posição em função da política interna, da correlação de forças internas.

O presidente citou o exemplo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que apresentou a meta de reduzir em 17% as emissões de gases do efeito estufa até 2020, levando em conta os níveis registrados em 2005. Lula diz que se dependesse da "vontade pessoal" de Obama, a meta seria mais "arrojada", mas o Congresso norte-americano está "mais conservador" sobre o assunto.

Ao lado da Alemanha, Angela Merkel, Lula disse que vai à reunião tentar estabelecer uma meta mínima sobre o assunto. Ele ressaltou que os países ricos precisam ajudar os países em desenvolvimento a se desenvolverem sem aumentar as emissões de CO2, transferindo verbas e novas tecnologias "verdes". O presidente disse que é necessário convencer países como Índia e China a aceitarem objetivos mais ousados, mas que a negociação está aberta.

– Nós vamos discutir um tema em que todo mundo está aprendendo, em que ainda há incompreensões científicas. Mas nós temos uma clareza: o planeta Terra é redondo e todos seremos vítimas do aquecimento global, então temos que cuidar com muito carinho. E não adianta correr riscos.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149504/visualizar/