Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Novembro de 2009 às 20:46

    Imprimir


Pelo menos 40% das mortes causadas por cânceres poderiam ser evitadas com a detecção precoce da doença, aponta pesquisa sobre estimativa de incidência de câncer no Brasil em 2010, divulgada nesta terça-feira no Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio. O estudo aponta ainda que o país terá 489.270 novos casos de câncer no próximo ano.

"O câncer é uma doença cheia de estigmas do ponto de vista da população não conhecer a doença. É importante ressaltar que 30% a 40% dos casos poderiam ser evitados com prevenção primária e mais acesso a tratamento adequado", destacou o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.

Segundo Santini, dados da OMS (Organização Mundial da saúde) mostram que a mortalidade do câncer também vai crescer, principalmente em países subdesenvolvidos.

A pesquisa ainda aponta que as regiões Sul e Sudeste apresentam as maiores incidências de câncer do país. "Isso tem a ver com o envelhecimento da população e o padrão de exposição aos fatores de risco como má alimentação e tabagismo, por exemplo", afirmou o coordenador de prevenção e vigilância do Inca, Cláudio Noronha.

O estudo revela ainda que, a cada 100 mil homens, 54 terão câncer de próstata em 2010. Entre as mulheres, 49 em cada 100 mil vão desenvolver câncer de mama. De acordo com o levantamento, sem contar com os tumores de pele não melanoma (tumores de fácil tratamento), o controle do tabagismo poderia evitar cerca de 30% dos novos casos de câncer ou uma alimentação saudável pode proteger 35% dos cânceres.

"Hoje, em algumas regiões, o deficit maior é em radioterapia. A expectativa é implantar, até 2011, 20 novos serviços, mas provavelmente nós não vamos alcançar isso por falta de profissionais técnicos", afirmou o diretor do Inca.

Fatores de risco

O envelhecimento populacional é a principal causa de câncer em todo o mundo, segundo o Inca. A esperança de vida da população brasileira, que era de 62 anos em 1980, será de 76 anos, no ano de 2020.

"Quanto mais a população envelhecer, maior a probabilidade de desenvolver câncer. Além do envelhecimento, a exposição ao sol sem proteção, o tabagismo, consumo exagerado de álcool, sedentarismo e ingestão de comidas gordurosas são considerados fatores de risco", afirmou o médico do Inca.

Prevenção

Especialistas afirmam que hábitos saudáveis estão diretamente ligados a prevenção contra os cânceres. "É necessário ter uma alimentação saudável, principalmente com frutas, verduras e fibras, além de evitar comidas gordurosas. Não ser uma pessoa sedentária e praticar atividades físicas, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e controlar o tabagismo", destacou Noronha.

O levantamento do Inca informa também que alguns tipos de câncer mais frequentes, detectados com antecedência, são curáveis por cirurgia, quimioterapia e radioterapia. "Por isso ressaltamos a importância da realização de exames, principalmente ao ser observado algo diferente no corpo", disse o médico.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150386/visualizar/