Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Novembro de 2009 às 14:00
Por: Alícia Uchôa

    Imprimir


O Brasil terá quase meio milhão de novos casos de câncer em 2010. Foi a essa conclusão que chegou um estudo que traça a estimativa da doença em todo o país, realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os pesquisadores estimam que até 2020 os casos de câncer no país aumentarão 38%, o que corresponderia ao aumento da população – esse parâmetro é semelhante ao de outros países.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (24), mostram ainda que o câncer de pele não melanoma (que é aquele diagnosticado precocemente, sem risco de metástase), de próstata e de mama serão os mais comuns no ano que vem. Só em 2009, segundo o Inca, o Brasil serão US$ 1,5 bilhão gasto com a doença nos setores público e privado. A expectativa é que esse valor seja duplicado em cinco anos.

“A ocorrência do câncer está relacionada ao envelhecimento populacional. O risco de adoecimento é maior nos homens, mas, como há mais mulheres na terceira idade, elas representam, em números absolutos, a maior parte do número de novos casos, com 52%”, explicou o coordenador de vigilância e prevenção do Inca, Cláudio Noronha.

Homens X Mulheres

Com exceção do câncer de pele não melanoma, nos homens, o câncer mais incidente é o de próstata (28,7%), seguido do de pulmão (9,7%) e o de estômago (7,6%). Nas mulheres, segundo o estudo, em primeiro lugar está o câncer de mama (25,6%), seguido pelo de colo do útero (9,6%) e cólon e reto (7,7%).

Mas essa relação sofre algumas alterações se observados os dados regionais. “As regiões Sul e Sudeste são as de maiores incidências de câncer”, observa Noronha. O estudo revela ainda que, a cada 100 mil homens, 54 terão câncer de próstata. Entre as mulheres, 49 em cada 100 mil vão desenvolver câncer de mama.

40% dos casos podem ser evitados

“No mundo todo, há uma expectativa de aumento da doença, entre 2009 e 2020. Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde, a mortalidade do câncer também vai crescer, mas ela é maior nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos. De acordo com esse estudo, este número poderia ser reduzido em até 40% com medidas preventivas”, alerta o diretor geral do Inca Luiz Antonio Santini.

De acordo com o Inca, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e ingestão de gorduras estão entre os fatores que aumentam as chances da doença se desenvolver.

A pesquisa afirma ainda que 10% dos casos de câncer não melanoma previstos para 2010 podem ser evitados com medidas de proteção à radiação solar. Fora este tipo específico da doença, 30% dos novos casos podem ser evitados com o controle de tabagismo, e 35% das pessoas podem se proteger com uma alimentação saudável.

Mamografia e exame do toque

Apesar das polêmicas no meio científico sobre a eficácia ou não de exames como a mamografia e o do toque, o Inca segue recomendando-os como medidas de prevenção ao desenvolvimento da doença.

"A discussão é válida, mas nós não mudamos em nada a nossa estratégia de diagnóstico", afirma Noronha. De acordo com o Inca, a mamografia é indicada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos e de dois em dois anos dos 50 aos 69 anos. Para pessoas com histórico da doença na família, no entanto, é recomendado que os exames comecem aos 35.

Para os homens, segundo médicos do Inca, o exame do toque é recomendado a partir dos 50 anos, mesmo sem sintomas de tumor.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150429/visualizar/