Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 13 de Novembro de 2009 às 19:57

    Imprimir


Muitas habilidades precisam começar cedo, caso contrário o estímulo, por melhor que seja, não apresenta resultados eficientes. Com a leitura não é diferente. Ela precisa ser vivenciada pela criança desde os primeiros anos de vida, com as fábulas e “histórias da vovó” contadas por familiares e amigos; e ter prosseguimento nos primeiros anos de escola.

Pensando nisso que o Centro Municipal Agrícola de Ensino ´Ulisses Guimarães´ está desenvolvendo com os alunos de 1º ao 5º Ano da escola o Projeto Tempo de Aprender.

Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, com o professor Sidnei Boz, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, durante o mês de junho, desenvolveram uma atividade de leitura em voz alta pelo professor, em forma de capítulos do livro Ali Babá e os quarenta ladrões. “A cada capítulo lido os alunos fizeram uma forma de interpretação/entendimento diferentes, como: resumo oral, ilustração com desenho, verificação dos personagens (novos) e suas características, dentre outros elementos literários”, comentou o professor, ressaltando que a atividade despertou o interesse dos alunos, os quais antes de ouvirem a leitura de um novo capítulo eram instigados a imaginar como seria a seqüência da história. “O trabalho, como dissemos, incitou o gosto pela literatura, com seus personagens, lugares e histórias fantásticas. Uma boa experiência docente, aqui compartilhada, que também serviu para motivar a leitura, pois após a atividade muitos dos alunos quiseram ler o livro pessoalmente”, finalizou.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150938/visualizar/