Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Outubro de 2009 às 14:50

    Imprimir


A falta de cobertura médica adequada pode ter contribuído para a morte de 17 mil crianças nos Estados Unidos ao longo da últimas duas décadas, segundo um estudo do Centro Infantil Johns Hopkins.

O documento, que será publicado na sexta-feira (30) no "Journal of Public Health", foi compilado de mais de 23 milhões de fichas médicas de 37 estados entre 1988 e 2005. Segundo as conclusões, as crianças sem plano de saúde têm muito mais probabilidades de sucumbir às doenças que aquelas que têm cobertura.

"Se você é uma criança sem cobertura, se fica gravemente doente e termina no hospital, tem 60% a mais de possibilidades de morrer que uma criança enferma ao lado que tem plano de saúde", afirma Fizan Abdullah, coordenador do estudo e cirurgião pediátrico no Hopkins.

Com cerca de 7 milhões de crianças nos Estados Unidos sem cobertura médica atualmente, o problema deve ser tratado imediatamente, destaca o informe.

"Em um país tão rico como o nosso, a necessidade de dar uma cobertura médica às milhões de crianças que não a possuem não é um imperativo econômico, e sim moral", declarou Peter Pronovost, diretor de atendimento médico crítico no Johns Hopkins.

O estudo é divulgado no momento em que os Estados Unidos se encontram em meio a um intenso debate sobre o aumento do acesso aos planos de saúde.

O presidente Barack Obama deseja que o Congresso aprove uma reforma até o fim do ano para cumprir uma promessa de campanha de dar cobertura médica a 47 milhões de americanos, 15% da população, que até o momento não contam com nenhuma cobertura médica.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151991/visualizar/