Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 13:06

    Imprimir


A administração municipal de Nova Mutum lança, no dia 29 de outubro, um projeto-piloto de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. A iniciativa, implantada por meio da ação conjunta das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das demais pastas, quer ser um suporte sustentável para o processo de desenvolvimento que vem sendo fortalecido no município. “Na nossa gestão, quando falamos de desenvolvimento, estamos focando o crescimento da atividade produtiva com qualidade de vida e isso passa pela implementação de uma série de ações que sustentem o processo como um todo, ou seja, agimos numa perspectiva de fortalecimento da economia e da geração de renda, sem esquecer as questões sócio-ambientais”, observa o prefeito Lírio Lautenschlager.

Foi nesse sentido que o “reCiclo” foi concebido e está sendo implantado, ou seja, é um projeto-piloto que integra um programa de gerenciamento dos resíduos sólidos, visando contribuir para a promoção e preservação do meio ambiente, evitar o surgimento de doenças, principalmente as de caráter epidemiológicos como a dengue, além de melhorar a qualidade de vida dos catadores de lixo, que passarão a integrar uma associação, e da sociedade como um todo.

O reCiclo será iniciado pelos bairros Jardim I e II, mas gradativamente será estendido às outras comunidades mutuenses. De acordo com a coordenadora do projeto, bióloga Fernanda Cervi, toda a metodologia foi detalhadamente estudada para que os resultados sejam os melhores possíveis. O sucesso do projeto, contudo, dependerá muito da colaboração da população. Por isso, os mutuenses estão convidados a participar do lançamento previsto para as 15h em frente à Escola Municipal Lúcia Faccio, quando serão fornecidas todas as explicações acerca das práticas de separação do lixo seco do úmido e da coleta destes resíduos. “O nosso objetivo é implantar as metodologias de freqüência de coleta e volume de resíduos sólidos, na tentativa de reduzir as possíveis falhas que poderiam comprometer o sucesso da campanha”, observa Fernanda Cervi.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152230/visualizar/