Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Outubro de 2009 às 17:16

    Imprimir


A campanha de vacinação contra gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- na China mostra que essa é a melhor maneira de prevenir a doença, apesar de alguns poucos relatos de efeitos colaterais, informa a OMS (Organização Mundial de Saúde), nesta terça-feira. Em um grupo de 39 mil vacinados, só quatro apresentam efeitos como cãibras e dor de cabeça.

"Efeitos adversos são esperados, principalmente os mais leves", disse o porta-voz da OMS, Gregory Hartl, que insistiu na vacinação, principalmente para grupos de risco. "Para alguns grupos, como profissionais de saúde, é duas vezes mais importante ser vacinado pois eles protegem a si mesmos e aos outros."

Em breve, Estados Unidos, Austrália e algumas partes da Europa também irão começar as suas campanhas de vacinação. Os EUA já anunciaram que irão monitorar possíveis efeitos colaterais entre seus cidadãos. Em poucos meses, o país espera vacinar mais de 50% dos seus 300 milhões de cidadãos.

Em 1976, uma vacinação em massa nos EUA ocasionada por outro tipo de gripe provocou suspeitas de ligação entre a vacina e uma rara paralisia, a síndrome de Guillain-Barre, que, além de irreversível é, em alguns casos, fatal. Cientistas nunca provaram qualquer relação entre ambos os fatores.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Com Efe e Associated Press





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/153614/visualizar/