Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Outubro de 2009 às 10:23

    Imprimir


O mundo tem atualmente 45 milhões de pessoas cegas. E dois terços (30 milhões) são mulheres.

Elas serão destaque nesta quinta-feira (8), Dia Mundial da Visão.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), fatores socioeconômicos pesam muito nesse cenário. Em muitos países pobres, os homens têm duas vezes mais acesso a cuidados médicos para a visão do que as mulheres.

Outros fatores, naturais, também determinam essa maioria. "Algumas doenças são mais frequentes em mulheres, como a catarata --uma das principais causas de cegueira no mundo", afirma Denise Fornazari, coordenadora do Núcleo de Prevenção à Cegueira da Unicamp. "Há ainda outros fatores, como a longevidade. Elas vivem alguns anos a mais do que os homens e há doenças que incidem em idades mais avançadas", completa a médica oftalmologista.

Prevenção

Além das pessoas totalmente cegas, outras 269 milhões têm visão reduzida. E os habitantes de países pobres são obviamente os que mais sofrem. Cerca de 90% dos cegos estão nessas nações.

Esse número vai ao encontro do percentual (80%) de casos que são evitáveis ou tratáveis. Quatro em cada cinco pessoas que hoje estão cegas poderiam não estar.

A catarata --que pode ser corrigida com uma cirurgia-- é a maior causa de cegueira, diz a OMS. O glaucoma, se tratado cedo, pode ter o potencial de perda de visão bastante reduzido.

"Há ainda o tracoma, uma doença típica de países subdesenvolvidos", afirma Denise. O problema é causado por uma bactéria e tem alto risco de contágio.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/153656/visualizar/