Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 15 de Agosto de 2009 às 18:38

    Imprimir


Várias manifestações contra o senador José Sarney (PMDB-AP) marcaram o sábado (15) em alguns estados do país. São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro tiveram os maiores protestos, pedindo pela saída de Sarney da presidência do Senado.

Em São Paulo, um protesto articulado pela internet para pedir a saída do presidente do Senado tomou a avenida Paulista. A manifestação começou por volta das 14h, no vão livre do Masp. Os manifestantes circularam pela avenida e bloquearam o trânsito. Os participantes pintaram o rosto, colocaram nariz de palhaço, carregaram cartazes e gritaram: "Fora Sarney".

A maioria era formada por jovens, que divulgaram o movimento em sites, blogs, e-mails e Twitter (rede de microblogs). A polícia não soube dizer quantas pessoas participaram do protesto.

Em Brasília, cerca de 100 estudantes iniciaram, no início da noite, uma manifestação em frente à casa de Sarney. A polícia interditou as vias de acesso à residência, num raio de um quilômetro, e somente os moradores que se identificam têm acesso ao local.

De acordo com um dos manifestantes, o estudante da Universidade de Brasília, Rodrigo Graffi Cadermatori, o objetivo do protesto "é para deixar bem claro a insatisfação dos estudantes e da juventude brasileira em relação à falta de vergonha que está acontecendo no Senado Federal".

A manifestação foi convocada em todo o Brasil por meio do microblog Movimento Fora Sarney, no Twitter. Ela estava prevista para ser realizada em frente ao Congresso Nacional.

Já no Rio de Janeiro cerca de 200 pessoas fizeram durante a tarde um protesto contra a permanência de José Sarney na presidência do Senado. Eles percorreram a orla da Praia de Copacabana do Posto 6 até o Hotel Copacabana Palace, exibindo cartazes com inscrições como "Fora Sarney", "Lugar de corrupto é na cadeia" e "Pena de morte para os ladrões". Muitos usaram nariz de palhaço, máscara para evitar gripe suína com os dizeres "Fora Sarney" e carregaram caixas de pizza. O grupo fez ainda um minuto de silêncio e cantou duas vezes o Hino Nacional durante a manifestação, que teve três horas de duração.

"O que queremos pedir, além da renúncia do Sarney e o fim da palhaçada no Senado, é que as pessoas acordem, façam alguma coisa para mudar isso. Não podemos nos acomodar", disse Felipe Prudêncio, um dos organizadores do protesto.





Fonte: Folha Online/Agência Brasil e Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155292/visualizar/