Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 11 de Agosto de 2009 às 13:08
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


A ocorrência de internações de pacientes com forte gripe e sintomas característicos da gripe “A” - popular gripe suína – causou apreensão a partir da última sexta-feira em Tangará da Serra. Ao menos quatro casos foram admitidos por entidades médicas da rede privada e houve dificuldades de obtenção do medicamento “tamiflu” indicado para tratamento da doença.

Porém, segundo a diretora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, Edna Girotto, há disponibilidade de tamiflu para toda a região para fornecimento imediato ao paciente depois de constatados os sintomas da gripe “A”. Entretanto, segundo Edna Girotto, até ontem pela manhã não havia confirmação de casos de pacientes com a nova gripe em Tangará da Serra, mas houve pelo menos uma solicitação de tamiflu realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

No entanto, o diagnóstico de profissionais da área médica da rede privada foi positivo. Ontem à tarde, a reportagem do DS recebeu a informação extra-oficial de que notificações já haviam sido encaminhadas ao Escritório Regional para análise.

APREENSÃO - A maior apreensão se deu em razão da dificuldade de obtenção do tamiflu. Médicos da rede hospitalar particular não conseguiam obter o medicamento de forma imediata, o que gerou grande preocupação entre pacientes, familiares e aos próprios profissionais. O problema era a não localização dos responsáveis pela Vigilância Epidemiológica - que, segundo informações, participavam de curso fora da cidade - para recebimento das notificações e encaminhamento das mesmas ao Escritório Regional de Saúde para análise e obtenção do medicamento. A situação, porém, começou a ser normalizada ainda no sábado com a intervenção do secretário municipal de Saúde, Mário Lemos, e da mobilização da própria equipe do Escritório Regional.

ALERTA - Segundo o vereador Luís Henrique Barbosa Mathias, que acompanhou o desenrolar dos fatos desde a noite de sexta-feira, é necessário que o município permaneça em alerta a partir de agora. Ele disse ter ficado preocupado com a ausência de um plantão na Vigilância Epidemiológica durante o final de semana. “Isso dificultou as notificações e comprometeu o acesso ao medicamento” disse o vereador. Luís Henrique fez um relato em reunião, na manhã de ontem, na Câmara Municipal, com os demais vereadores. Uma comissão de vereadores foi formada para levantar informações sobre a situação, começando pelo Escritório Regional de Saúde. “Nós acreditamos que agora os problemas foram contornados. As preocupações são justificadas. É preciso que o município fique em alerta permanente daqui pra frente”, disse. À noite, durante sessão ordinária do Legislativo, os vereadores fizeram pronunciamento sobre questões relacionadas à nova gripe.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155545/visualizar/