Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Agosto de 2009 às 20:00
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


O projeto Mato Grosso Ação Digital chegou a São José do Rio Claro. A cerimônia de inaugurarão aconteceu nesta terça-feira (04/08), na sede do projeto na cidade, localizado na Rua Santa Catarina, 799, Centro (antigo prédio do Conselho Tutelar), e contou com a participação do prefeito municipal, Dr. Massao Watanabe (PR), do coordenador do projeto a nível estadual, César Vidotto, da secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Raquel Briante e demais secretários.

A implantação do Mato Grosso Ação Digital é uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social – Sepas, o Governo do estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social – Setecs.

As unidades de inclusão digital são espaços públicos dotados de computadores com acesso gratuito a internet e diversos outros programas. O mínimo por unidade é de 10 computadores thin client, um servidor central e uma impressora. Entre as estratégias do projeto está facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação, promovendo o exercício da cidadania por meio digital, visando diminuir as diferenças culturais provocadas péla exclusão digital.

A população terá disponível, gratuitamente, acesso a informação digital pelo período de 01 (uma) hora consecutiva, podendo ser prorrogado, caso não haja fila de espera para a utilização. Os sites acessados são restritos a pesquisas e buscas, tendo restrições a sites não autorizados. Com mais essa unidade que inaugurou em São José do Rio Claro, o Estado alcança o número de 87 telecentros implantados em 69 municípios.

De acordo com a secretária da Sepas, Raquel Briante, o município dá um passo a mais na diminuição da diferença social com o Projeto Mato Grosso Ação Digital, “nosso objetivo é trazer não só o estudante para a sala digital, mas, toda a população carente e de baixa renda, os idosos e também os deficientes, para que tenha mais acesso e conhecimento através da tecnologia”.

Segundo a secretária o projeto poderá ser ampliado em São José, “buscaremos nos adequar com salas apropriadas que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência, com um computador dotado de softwares para atendimento a deficientes visuais. Dois softwares de leitura. Um deles funciona como um ampliador de tela, uma espécie de lupa, voltado para pessoas com alto grau de deficiência, mas não completamente cegas”.

O coordenador do projeto Mato Grosso Ação Digital explica que a parceria com os municípios é decisiva para a implantação e o funcionamento dos telecentros. Ao governo cabe fornecer os equipamentos e o mobiliário enquanto a prefeitura disponibiliza o local, o acesso à internet e os monitores, que são treinados por técnicos da Setecs.

Em São José foram instaladas 10 máquinas para equipar um único telecentro, mas a parceria com o município poderá possibilitar a ampliação para mais computadores e a instalação de mais uma unidade.

Contemplada com uma unidade, São José do Rio Claro poderá ter uma segunda em 2010. A prefeitura já formalizou o pedido para a instalação de uma segunda unidade. Estudaremos a possibilidade de ampliação no município, atendendo mais seis bairros carentes, explicou Vidotto. “Se o prefeito ajuda o Governo consegue atender mais, porque nosso projeto prevê um kit por cada município. Por isso destacamos a parceria do gestor para a ampliação da cobertura da inclusão digital em Mato Grosso”, ressaltou César Vidotto.

Para o prefeito Massao Watanabe, a localização do telecentro na região central de São José é uma questão estratégica, “assim atendemos o maior numero possível de usuários, mas já oficializamos o interesse da implantação de uma segunda unidade no município”, frisou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155775/visualizar/