Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Agosto de 2009 às 07:55
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


Município que tem na agricultura uma das principais atividades geradoras de renda, Lucas do Rio Verde busca formas de diversificar a economia. Entre as novas alternativas está a ovinocultura, com a criação de cordeiros (resultado do cruzamento entre ovelha e carneiro) destinados ao consumo humano. No município foi criado um selo que permite identificar tais peças nas gôndulas de supermercados entre outros estabelecimentos comerciais.

Segundo a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, a ideia está atrelada não apenas a venda e consumo da carne de carneiro mas sim do cordeiro, oferecendo uma nova opção ao paladar dos consumidores. O Núcleo de Criadores de Ovinos de Lucas e o poder público têm implementado ações que visem difundir tal ideal.

A primeira delas ocorreu durante a Expolucas, com a realização da Cordeirada, quando pratos a base do animal foram vendidos. “Até 2005 tínhamos nossa atividade pautada na agricultura. Após um evento que foi realizado sobre diversificação começamos a inserir novas alternativas de viabilizar a propriedade rural e a ovinocultura foi uma destas. A partir de 2007 foi criado o núcleo de criadores”, declarou, ao Só Notícias.

Em Lucas, explica a secretária, o abate de animais desta cadeia ocorre em um abatedouro particular. “É preciso trabalhar para estes produtores terem seu abatedor e com a inspeção municipal para vender no município e pensando mais alto, um estadual para vender fora. Este é um dos gargalos do setor. A atividade é rentável desde que o produtor tenha mercado”, acrescentou a secretária.

A representante salienta ainda a necessidade de somar esforços junto às empresas da cidade no tocante a venda da carne do cordeiro. Em Lucas do Rio Verde, há cerca de 10 criadores (entre pequenos e médios) dedicando-se à ovinocultura. O plantel registrado gira em torno de cinco mil matrizes (ovelhas) e dez mil cabeças de ovinos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155817/visualizar/