Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Julho de 2009 às 10:47
Por: Simone Ponce

    Imprimir


Foi apresentado aos membros da Assembleia Legislativa, projeto de lei Institui que institui a “Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata”.

A iniciativa, de autoria da deputada estadual Chica Nunes (PSDB), prevê a realização anual, em toda a rede pública de saúde, de atividades de prevenção e combate a esse tipo de câncer. Dentre as ações planejadas para a Semana, destaca-se a execução de uma ampla campanha de conscientização voltada à população masculina com mais de 40 anos, além da efetivação de parcerias com entidades médicas, universidades, sindicatos e demais entidades da sociedade civil, para a organização de debates e palestras sobre o câncer de próstata e as formas de combate e prevenção.

”Esse projeto de lei é mais uma ação para adequação das nossas políticas públicas de saúde. Não só temos direito à saúde, como também está regulamentado pela Lei Federal nº 10.289 o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. Esse é mais um esforço para propiciar aos cidadãos mato-grossenses o mesmo direito já previsto pelo Governo federal”, afirma a parlamentar.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente no ano de 2006, estimou a ocorrência de 47.280 novos casos no país, com probabilidade de 51 casos novos a cada 100 mil homens. Estima-se que na região Sul a situação seja ainda mais grave, com a probabilidade de 68 novos casos a cada 100 mil homens. Logo, o número de óbitos decorrentes da doença é alarmante e exige medidas por parte das autoridades competentes.

Chica Nunes ressalta que a saúde está sempre em pauta nas suas ações políticas. “Combater doenças, estimular formas de prevenção, possibilitar a capacitação dos agentes envolvidos, enfim, essas são as minhas diretrizes de governo, uma bandeira sempre levantada por mim para possibilitar melhores condições para o cidadão”, afirma.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156641/visualizar/