Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Junho de 2009 às 17:46
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Acompanhando a recuperação do mercado de trabalho no país, o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine) também apresentou crescimento no número de vagas abertas e de trabalhadores empregados no mês de maio em relação a abril. Foram 4.026 vagas captadas pelo Sine e um total de 2.340 pessoas empregadas no mês de maio, no mês de abril esses números foram de 3.088 e 1.653, respectivamente.

Segundo a superintendente do Sine em Mato Grosso, em exercício, Kellen Cristine Carvalho, os números mostram a recuperação do mercado de trabalho no Estado e é reflexo do trabalho realizado pelo órgão nos meses de abril e março. “Neste período intensificamos as visitas às empresas para aumentar a captação de vagas. Além disso, o setor sucroalcooleiro contratou muitos trabalhadores no início do ano, época do plantio da cana-de-açúcar. A expectativa é que esse saldo positivo perdure”, afirmou Carvalho.

A taxa de aproveitamento das vagas abertas em relação ao número de trabalhadores colocados foi de 58%. Isso mostra que a política de qualificação profissional desenvolvida pelo Governo do Estado tem surtido efeito. “Estamos conseguindo preencher as vagas abertas pela economia com trabalhadores daqui. O Governo tem ofertado cursos de acordo com a demanda do mercado de trabalho, seguindo o que o empresário procura, por isso a taxa de aproveitamento superior a 50%”, destacou a superintendente em exercício do Sine-MT.

Com relação aos setores de atividade econômica que contribuíram para o incremento dos números do Sine no mês de maio, o destaque é para a indústria de transformação, que abriu 1.845 novos postos de trabalho e também foi a que mais contratou – 1.110 trabalhadores empregados. Em seguida aparece o setor de serviços, com 785 vagas abertas e 556 contratações. A construção civil está em terceiro lugar no ranking do Sine, com 599 vagas e 241 contratações.

CAGED - De acordo com os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), divulgado nesta segunda-feira (22.06), a economia em Mato Grosso no mês de maio mostrou uma ligeira recuperação. O saldo de empregos formais em maio ficou em 773, superior ao mês de abril e março, onde o saldo foi negativo. O saldo é o número de trabalhadores admitidos menos os demitidos. O Caged registrou 27.118 admissões e 26.345 desligamentos, representando um incremento de 0,16% em relação aos números do mês anterior. Já os setores de atividades que aparecem com melhores índices no Caged são: construção civil (1.084 postos formais). Em seguida aparecem os setores de serviços, com 278 vagas, indústria extrativa mineral (154) e indústria de transformação (23).

Kellen explica que os números do Caged abrangem todos os postos de trabalho formais abertos em Mato Grosso e o Sine só monitora o que passa pelo órgão. “Nem todas as vagas que são abertas dentro da economia são intermediadas pelo Sine. Por isso a diferença entre o ranking do Sine e do Caged com relação aos setores de atividade econômica com melhores resultados”.

SEGURO DESEMPREGO – Outro dado positivo foi a redução no número de pedidos do Seguro Desemprego. No mês de maio foram 5.628 contra 7.171 em abril. “Depois do anúncio de Cuiabá como uma das sub-sedes da Copa de 2014 observamos uma melhora na economia. Já temos alguns hotéis contratando trabalhadores e o setor da construção civil também apresentou uma melhora. E estamos só no começo”, disse a superintendente do Sine em exercício.





Fonte: Assessoria Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158292/visualizar/